Durante a semana passada 190 alunos, dos 10 aos 15 anos, de Bragança das escolas Miguel Torga, Emídio Garcia e Abade Baçal frequentaram workshops no âmbito do projecto «Prevenir e Educar por uma floresta mais verde».
Os mais pequenos vão produzir reportagens e notícias, nos vários formatos, como destaca Alexandre Varela Cid, o coordenador do projecto.
“Vamos abranger 800 alunos, do 2 e 3º ciclo, crianças dos 10 aos 15 anos. Estes alunos têm a oportunidade de receber esta formação e fazer o seu próprio jornal, uma primeira página, o noticiário em rádio e reportagem em vídeo. Depois, no sábado e no domingo, os alunos são os repórteres da floresta, junto da sua comunidade” Alexandre Varela Cid.
A Rádio Brigantia acompanhou os jovens jornalistas numa entrevista:
“- Olá, podemos fazer-lhe uma entrevista? Qual o seu nome?
- António Morais?
- Qual a sua ocupação?
- GNR.
- O que é cuidar da floresta?
- Cuidar da floresta é um conceito muito amplo. Podemos fazer muitas coisas para cuidar da nossa floresta: podemos não deitar lixo, não provocar incêndios florestais e não fumar.”
Esta iniciativa é uma parceira entre a Tranquilidade e o grupo Global Media, em conjunto com a Associação Nacional de Protecção Civil, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Movimento ECO – Empresas contra os Fogos, SmartForest e a GNR/SEPNA.
Escrito por Brigantia
Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário