Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Médico vai às aldeias e combate a solidão em Bragança

Psicogeriatra reformado desloca-se às freguesias em dias estipulados.
Miranda de Oliveira, já reformado, atende os doentes nas
instalações de 10 Juntas de Freguesia do concelho de Vinhais
O médico está agora mais perto das populações de várias localidades de Vinhais.
Em dias estipulados, os cidadãos deslocam-se a uma das dez juntas de freguesia do concelho onde o médico Miranda de Oliveira, natural de Rebordelo está disponível para os atender. "É a primeira vez que eu venho. Precisava de uma receita e aproveitei. Fica mais perto, senão tinha que ir a Vinhais numa carreira. 
Às vezes, despacho-me mesmo em cima da hora do transporte. Se tiver que ir a Bragança, já só consigo voltar para casa à noite", contou Maria Janete Fernandes, em Vale das Fontes. 
Marina Dias já é ‘cliente’ habitual. "Dá-me jeito e é uma coisa muito boa. Poupa-nos em tudo. Se estivermos pior, vamos de táxi às Urgências de Mirandela", referiu. 
Depois de vários anos no Brasil e 11 de reforma, o piscogeriatra Miranda de Oliveira aceitou o desafio, "por causa da dificuldade de aproximação aos centros de saúde e dos hospitais a pessoas normalmente idosas". "Não há transportes públicos adequados e, aqui no concelho, a relação entre tempo e distância é muito acentuada", indicou ao CM. Relembra, no entanto, que não substitui um médico de família. "O papel do psicogeriatra é cuidar e não curar", acrescentou. 
O médico passa receitas, mede a tensão arterial, vai a casa dos cidadãos quando é preciso e, ao mesmo tempo, combate outra ‘doença’. "Não há pessoas novas para cuidarem de nós. E então aparece uma tal de solidão, uma companhia ruim e que pode trazer doenças do foro psicológico. Tento ajudar nesse aspeto. 
Agora, só falta haver também um terapeuta ocupacional", afirmou.

Tânia Rei
Correio da Manhã

3 comentários:

  1. Felicito o referido médico e seria bom que outros seguissem as suas «pegadas»; afinal ainda há gente boa..

    ResponderEliminar
  2. Lemos a notícia no Jornal de Notícias, cujo erro com a foto foi no dia seguinte corrigido. Queria cumprimentar esse gesto tão nobre do Médico. Tentei falar com uma das suas Irmãs, minha Amiga, mas não consegui. Encontrei, entretanto, este Blog e aproveito para dizer como estas atitudes me deixam Feliz! Parabéns ao Dr. e Amigo Tomané. Desejo muito que o seu Acto Nobre nunca seja esquecido. Saúde e Felicidade são os meus Votos Sinceros. É um Exemplo de Verdadeiro Médico e de Verdadeiro Cristão. Um Abraço com Amizade. Maria Salomé

    ResponderEliminar
  3. Antonio Manoel foi meu colega de turma na Faculdade de Medicina da UFRJ. Colega dedicado ao estudo, tornou-se um grande profissional! Estive em Rebordelo na casa dos seus pais em 1975, onde fui recebido como um principe. Linda e farta mesa de natal. Rebordelo ficou guardada em minha memoria pela hospitalidade de seu povo e a beleza rural em seu entorno. Em breve pretendo revisitar essa linda regiao!!! Pedro Chequer

    ResponderEliminar