O Parque Biológico de Vinhais, no distrito de Bragança, oferece a partir de ontem novas atrações com a inauguração de um parque aventura e percurso pedestres no ano em que comemora o 10º aniversário.
O município transmontano investiu 307.500 euros, financiados por verbas comunitárias a 85%, nas novas valências integradas num projeto com o nome de "Núcleo do Lobo Ibérico".
A fauna e a flora do Parque Natural de Montesinho, que se estende pelos concelhos de Bragança e Vinhais, estão representadas no Parque Biológico que se tornou numa atração turística, com alojamento em "bungalows", e uma aposta na natureza.
Esta aposta é agora reforçada com os novos projetos "que proporcionam atividades a todos os que querem usufruir de momentos ligados à natureza, desporto e aventura", como divulgou o município.
O Parque Aventura tem como principal objetivo a promoção da atividade física ao ar livre com um conjunto de atividades para crianças e adultos como arvorismo, slide, escalada, paintball, tiro ao arco, tiro com zarabatana e cama de rede.
As atividades são acompanhadas por monitores especializados e o arvorismo tem um sistema de segurança inovador (Equipamentos Certificados - Koala), que permite realizar os percursos com total segurança, afiança a autarquia.
O Parque Biológico de Vinhais permite num passeio de pouco mais de um quilómetro conhecer a fauna e flora de Montesinho, reunindo 23 raças autóctones de animais, desde o corso, veado ou javali, a aves como a águia ou a perdiz, ou os domésticos burros e galinhas.
A flora é mais vasta com mais de meia centena de variedades catalogadas com os nomes científicos e vulgares.
O Parque Biológico de Vinhais é também um espaço de educação ambiental e de montra de outros recursos naturais como os cogumelos silvestres aos quais foi dedicado um Centro Micológico.
Agência Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário