Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Semana Europeia da Mobilidade

“Uma Nova Energia para a Mobilidade Sustentável” é o mote para esta semana e também para o Plano para a Mobilidade Sustentável definido para a cidade de Bragança.”


Dotar a cidade de Bragança com boas condições para o fomento da mobilidade urbana sustentável, incentivando o uso de modos suaves de transporte, tais como a bicicleta e as deslocações a pé, bem como o uso de meios de transporte mais sustentáveis, como o transporte público ou de viaturas elétricas, é o principal objetivo da semana dedicada à mobilidade, mas também do Plano de Mobilidade Sustentável que o Município pretende implementar.


Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança explica: “O Plano para a Mobilidade Sustentável de Bragança está em linha com o trabalho que temos vindo a desenvolver e que nos tornou numa Smart City. Mas é importante dar continuidade a esta estratégia para que, num futuro próximo possamos ser cada ver mais sustentáveis, dotando a cidade de infraestruturas que facilitem a mobilidade e que contribuam, também, para a adoção de práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis para todos.”

Em toda a cidade será criada uma rede ciclável segura e confortável, incluindo o melhoramento dos passeios e ainda a introdução de soluções smart como as passadeiras inteligentes, promovendo a mobilidade universal. Esta rede visa também garantir uma lógica de visitação em todo o centro histórico, assegurando a existência de percursos estruturados e confortáveis.

Principais alterações a implementar no âmbito do Plano para a Mobilidade Sustentável:
- Construção de ciclovias na Av. Sá Carneiro, a principal avenida da cidade (atualmente, já existem 22km de ciclovia em Bragança).
- Alteração nos estacionamentos que permitirão aumentar o número de lugares (estacionamento em espinha);
- Mais espaço para peões e esplanadas;
- Iluminação led autónoma, piso fotovoltaico transitável e antiderrapante para produção de energia (Av. Abade Baçal e Zona Industrial/Núcleo Empresarial);
- Reestruturação dos transportes públicos;
- Aquisição de 2 novos autocarros elétricos e que possibilitam o transporte de bicicletas;
- Melhorias na bilhética com integração multimodal de transportes urbanos;
- Implementação de um sistema inovador para a compra e validação de títulos de transporte;
- Disponibilização de informação em tempo real nos abrigos inteligentes;
- Produção de energia nos abrigos inteligentes;
- Promoção de workshops com a PSP e Unidade Local de Saúde do Nordeste sobre segurança ciclável e as vantagens para a saúde de andar a pé e de bicicleta;
- Implementação de transporte a pedido que sirva as zonas de mais baixa densidade do concelho;
- Atribuição de bicicletas elétricas de montanha e viaturas elétricas para passeios na natureza nas aldeias de Rio de Onor e Montesinho.


No sábado, dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, o Município organiza, no centro histórico, um conjunto de atividades dedicadas a esta temática e apresenta, às 10h30, o Plano para a Mobilidade Sustentável de Bragança. A par da apresentação pública, a informação ficará disponível durante todo o dia na Praça da Sé com a exposição “Estratégias do Município” e também a exposição “Frota Elétrica do Município”. Para os mais pequenos, haverá uma ciclovia onde se vai ensinar os mais pequenos as regras de segurança e os principais cuidados a ter para pedalar de forma confortável e segura.

PROGRAMA
Dia Europeu Sem Carros | 22 de Setembro
Local: Centro Histórico de Bragança
09h30 - Abertura
10h00 - “Bragança Saudável” - Academia 53
10h30 - Divulgação do plano para a Mobilidade Sustentável
10h45 - Assinatura de Protocolos no âmbito da mobilidade (cedência de veículos elétricos)
11h00 - “Bragança Saudável” - Academia JDC
11h30 - “Bragança Saudável” – Escola Pé de Dança

Espaços permanentes:
Exposição “Estratégias do Município”, Praça da Sé
Exposição “Frota Elétrica do Município”, Praça da Sé
Espaço infantil - “Insufláveis”, Praça Camões
“Aprende a andar na ciclovia”, Rua da República
Banca na Praça, Rua Alexandre Herculano

Ainda inserido nesta semana, realiza-se dia 29 de setembro a 5ª Etapa do projeto MOVELETUR: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais”, uma iniciativa que visa promover um modelo público sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha. Esta iniciativa vai disponibilizar uma rede de itinerários turísticos 'verdes' que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas e que fará a ligação do Parque Natural Montesinho ao Parque Natural Lago Sanábria, em Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário