Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Até terça-feira, não vão faltar grelos à mesa no concelho de Macedo

Em Macedo de Cavaleiros, às festas do Entrudo Chocalheiro, junta-se também a típica gastronomia transmontana.

Em paralelo com as festividades carnavalescas, decorre o Festival do Grelo, que a partir de amanhã até terça-feira pode ser degustado em um dos cerca de 28 restaurantes aderentes do concelho.

Servido com batatas, salteado com alho, ou até numa sopa ou pudim, os grelos são, por terras de Trás-os-Montes, um dos pratos típicos do inverno que a muitos desperta curiosidade.

Com a vinda de um grande número de forasteiros ao concelho durante os quatro dias de Entrudo Chocalheiro, este é um dos pratos que não pode faltar na mesa.

Mas para perceber melhor como se confeccionam os grelos para este festival, fomos conhecer o restaurante a Moagem, em Podence, que participa na iniciativa desde o início para a qual já tem reservados cerca de 100 kg desta verdura.

Luís Filipe, proprietário do restaurante, ensina os segredos para se comer um bom prato de grelos:

“O grelo tem de ser bem escaldado e com o mínimo de aditivos possível, se for sem sal melhor ainda. Comê-los ao natural, só com azeite, é a melhor forma.

O prato principal que acompanha os grelos é  alheira com batatas a murro, sempre regado com azeite. Os restantes pratos, como a posta e o rodeão, são também acompanhados com grelos confecionados da forma mais natural possível pois estamos na época deles e saem com boa qualidade.”

Mas além destas, há outras formas de provar o grelo:

“Nestes dias temos sopa de grelos com castanhas, tarte de grelos de sobremesa e na nossa mercearia temos licor de grelos, que tem sido muito procurado, principalmente pelos homens porque é um licor menos doce que os outros e as mulheres, por norma, preferem os mais adocicados.

Normalmente também são os homens que preferem os grelos.”

E numa altura em que o concelho recebe vários visitantes de todo o país e não só, Luís Filipe refere que são os da vizinha Espanha aqueles que mais solicitam este prato:

“As pessoa que mais procuram os grelos são da Galiza pois na terra deles também têm o habito de os comer.

Quando sabem que temos este prato querem experimentar para comparar com os deles e saborear os nossos.”

Quatro dias em que os grelos não vão faltar à mesa dos vários restaurantes aderentes do concelho de Macedo de Cavaleiros.

O Festival do Grelo decorre de 2 a 5 de março em vários restaurantes do concelho.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário