Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

José Jorge Letria recebe prémio Guerra Junqueiro

O poeta José Jorge Letria vai receber o prémio Guerra Junqueiro na edição deste ano do Festival Literário de Freixo de Espada à Cinta que decorre de 31 de maio a 02 de junho, indicou hoje a organização.

"O Festival Literário de Freixo de Espada à Cinta transformou-se numa expressão cultural de referência para a região. Guerra Junqueiro era um visionário e deixou-nos um legado de conhecimentos que é impossível ignorar e queremos dar continuidade. Este ano distinguimos o poeta José Jorge Letria", disse à Lusa a presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas.

O festival literário tem por base a vida e obra do poeta Guerra Junqueiro (1850-1923), tido como "uma referência inquestionável da literatura portuguesa" e com raízes em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança.

"O festival pauta-se por conseguir reunir, num só espaço, convidados nacionais e internacionais para uma verdadeira celebração da cultura, de forma abrangente e variada, através da partilha de conhecimentos e valores", vincou a autarca.

O evento, que é promovido em parceria do município transmontano e da Editorial Novembro, tem início na Praça do Município, com um teatro de rua, logo seguido por uma homenagem a Guerra Junqueiro, ao conferir o seu nome ao Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta.

"Dar o nome de Guerra Junqueiro ao agrupamento de escolas de Freixo de Espada à Cinta foi algo que foi defendido e abordado desde a primeira edição deste festival, objetivo este que foi concedido agora, em abril de 2019, pelas autoridades competentes”, defende Avelina Ferraz, uma das promotoras da iniciativa literária.

A organização do festival deixou a garantia de que pensa no público mais jovem no dia que lhe é dedicado, mas também a abertura da Feira do Livro conta com apresentações de livros infanto-juvenis e sessões de autógrafos dos escritores Olinda Beja, José Jorge Letria e Violante Saramago Matos.

Para além destes escritores, o festival conta ainda com a presença de Rui Zink, Lopito Feijóo, Pedro Miguel Lamet e Joana Amaral Dias.

No âmbito do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner, o Festival Literário de Freixo de Espada à Cinta acolhe a peça “O Bojador”, baseada na obra literária com o mesmo nome, com encenação de Moncho Rodriguez e música original de Martim Sousa Tavares, que também marcará presença na terceira edição do evento.

Moncho Rodriguez volta a marcar presença com uma Opereta Popular, adaptada do poema “Génesis”, de Guerra Junqueiro, trazendo, no segundo dia do festival, para a Praça Jorge Álvares, “A Estória da Invenção da História”.

in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário