A Capela de Nossa Senhora do Pilar, em Vale Pradinhos, no concelho de Macedo de Cavaleiros está a ser alvo de obras de reconstrução.
A parede e o alta-mor do edifício, que nos últimos anos era também usado como capela mortuária, ficaram destruídos em novembro de 2014 devido à chuva e vento fortes.
Recuperar a estrutura do espaço era uma pretensão da população, como refere Rui Mesquita, membro da comissão fabriqueira da aldeia:
“Este conjunto de obras faz parte já do anseio da população, desde o momento em que a capela caiu. Houve algumas iniciativas de tentar começar a obra mas agora é que está mesmo em curso. É um monumento já muito antigo, ligado à fundação da aldeia e que até meados da década de 70 foi a igreja matriz, portanto há naquelas paredes muita da nossa história, da dos nossos antepassados que com muito esforço a edificaram, por isso é que no projecto de reconstrução é mantido tudo que era recuperável, procuramos preservar o que ficou ainda em cima.”
O dinheiro para a obra tem vindo a ser angariado num peditório junto da população residente e emigrante, mas Rui Mesquita lamenta a falta de apoio por parte da autarquia Macedense:
“Em termos de financiamento, a obra está a ser financiada através de um peditório que nós lançamos na aldeia e temos tido alguns apoios. Um muito importante foi do gabinete de arquitetura e engenharia Topoleo que gentilmente nos cedeu o projeto. Há alguns apoios que nos foram prometidos, nomeadamente o apoio da autarquia que ainda não nos foi disponibilizado, e de certa forma limita a nossa ação. O peditório continua ativo, está a ser efetuado através de uma conta bancária e continuamos a ter pessoas que nos visitam e que fazem o donativo. É nestes moldes que a obra vai avançando.”
A obra está dividida em fases e estima-se que a primeira esteja concluída perto do início do outono:
“As obras, nesta primeira fase, vão ficar concluídas até ao inicio do outono, porque esta primeira fase pressupõe só a reconstrução da parede que foi derrubada com o temporal, e depois estabilizar as paredes que ficaram, e a colocação de um telhado. É com esse compromisso que estamos nesta fase. Para a fase seguinte. neste momento não temos financiamento para avançarmos já com segurança, mas será a fase dos acabamentos e de finalização da obra.”
O orçamento do projeto ronda os 35 mil euros.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário