domingo, 1 de setembro de 2019

… dói-me este silêncio!

Por: Fernando Calado
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

… tenho medo que o vento me leve!… dizia a idosa que arrecada noventa anos e memórias nos olhos de penumbra.
Calaram-se os malhos que batiam o trigo na eira dos arcebispos… quando o verão era longo… e as sedes muitas. Calaram-se os jesuítas no seu colégio… e o canto gregoriano… o latim e as humanidades não resistiram à morte da sabedoria… e só os amores clandestinos se purificaram na ausência do pecado.
… doem-me os pregões das peixeiras sempre em festa… a fartura do talhante judeu orgulhoso da sua careca… na alvura dos anos e do longo avental de linho puro… 
… dói-me o vermelho das cerejas… o verde das melancias, das couves pencas e dos feijões… o cheiro a pêssegos maduros… o fulgor das cantaras e bonecos de barro… no esplendor da cacharreira … 
… dói-me o cheiro doce a alheiras assadas… no prenúncio do Natal… doem-me as memórias que ficaram guardadas na seira da mãe que ia à praça para dar de comer aos filhos…
… ficam as pedras de granito, sem alma… para contar uma história que desvalesse nos baços das ausências.
... calaram-se os pregões… fica este silêncio que grita…
… e fico eu numa tarde… em que Bragança me entristece!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário