Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Criado circuito de produtores de raças autóctones para valorizar pecuária e agricultura da região

Valorizar o território transmontano através das diferentes raças autóctones é o objectivo do projecto Terra, lançado pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino - a AEPGA.
Pretende-se criar um circuito de produtores e associações de criadores das raças animais autóctones do território da CIM Terras de Trás-os-Montes, para que os visitantes possam conhecer o modo de produção pecuária e agrícola da região.

A ideia é utilizar o modelo de promoção que já é levado a cabo com o Burro de Miranda e associar as outras raças.

“Pretendemos, em conjunto com os nossos parceiros, promover o território, para quem vier visitar o Burro de Miranda possa também conhecer o Cão de Gado Transmontano, a Cabra Preta de Montesinho, a Vaca Mirandela, a Ovelha Churra Galega Mirandesa e a Ovelha Churra Galega Bragançana Preta”, explicou Miguel Nóvoa da AEPGA.

Para além da promoção das raças autóctones em si, pretende-se com o projecto sensibilizar os visitantes acerca das potencialidades e produtos agrícolas da região, como forma de apostar no desenvolvimento sustentável.

“Quando vamos conhecer um criador de Vaca Mirandesa, não estamos somente a ver a vaca, estamos a ver os lameiros, as oliveiras, as hortas, o mel. E é esse produto que nós queremos incentivar a que as pessoas comprem”, disse.

O projecto Terra vai juntar um primeiro lote de 10 criadores de outras tantas raças autóctones distribuídos pelos nove concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes que vão integrar o mapa de criadores associados ao projecto terra. A visita pode dar uma nova visão acerca da produção pecuária.

“As raças autóctones vivem, neste momento, de outra dinâmica, que é o contributo que as raças autóctones podem contribuir para o aumento da biodiversidade, para a redução da carga de combustível na nossa floresta e o tão aclamado serviços de ecossistema, ou seja, aquilo que é preciso valorizar é o património genético”, destacou.

As primeiras visitas no âmbito do projecto Terra devem iniciar-se ainda este ano. A iniciativa insere-se na Estratégia nacional de educação ambiental, sendo financiada pelo Fundo Ambiental.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário