Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Vimioso – Castelo de Algoso

No concelho de Vimioso, decidi parar e fazer um time off na freguesia e povoação de Algoso.  Fui lá para visitar o Castelo de Algoso, o monumento mais popular e talvez o mais visitado do concelho. Não perdi a oportunidade, e eu que gosto tanto de castelos!


Estava um fim de tarde maravilhoso. Demorei cerca de 15 minutos de carro da vila até lá. Fui devagar. Desfrutei da paisagem transmontana e ainda antes de chegar, vi ao longe o castelo. Sim, talvez a 2, 3 km comecei a ver o destino. Sobressaía a torre e as muralhas num ponto bem elevado sobre uma planície mais ou menos irregular, mas infinita.

Chego, estaciono o carro no largo, e percebo que a estrutura está assente num rochedo gigante. Vejo o castelo ainda mais lá em cima, mais alto. Foi subir até lá. Uma escadaria em pedra maciça direcionou-me à entrada da fortificação.

Existem diversas fases históricas de ocupação, que podem ir aos períodos mais remotos. Independentemente disso, são indiscutíveis as excelentes condições estratégicas de implantação. De lá vê-se muuuuito, e bem! A torre de menagem, pouco comum, heptagonal (cinco faces, risos), teria sido concebida desta forma para melhor resistir a ataques e para proporcionar mais ângulos de tiro. Resistiu, e hoje proporciona a quem a visita uma vista deslumbrante. Vistas …






Sem comentários:

Enviar um comentário