Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Caretos de Podence a um passo da classificação como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO

A UNESCO deu parecer positivo à Candidatura dos Caretos de Podence a Património Imaterial da Humanidade.

A decisão final só vai ser conhecida entre os dias 9 e 14 do próximo mês, em Bogotá, na Colômbia, através de um comité independente, mas para já a candidatura foi reconhecida como “exemplar” segundo a decisão dos peritos que foi tornada pública esta sexta-feira.

Nesse documento a “Festas de Inverno Carnaval de Podence” é recomendada e o Estado e a comunidade de Macedo de Cavaleiros são elogiados pela qualidade do dossier apresentado “mostrando como uma pequena comunidade pode assumir a responsabilidade pelo seu património cultural intangível”.

Para António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, este é um bom indicador de que a decisão final poderá ser positiva.

“É um grande orgulho para toda a equipa que esteve nesta candidatura. É um prenúncio para que no próximo mês de Dezembro, no 14º Comité da UNESCO, a realizar em Bogotá, na Colômbia, saia fumo branco e os Caretos de Podence sejam reconhecidos como Património Imaterial da Humanidade. Estamos confiantes, nada está decidido mas tudo indica que as coisas serão favoráveis para Portugal e para todos os portugueses, e embora seja algo de uma aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, acaba por representar todo o país”, sublinhou.

Em declarações à agência Lusa, o embaixador António Sampaio da Nóvoa diz que este é um reconhecimento “raro” por parte dos peritos da UNESCO.

A promotora desta candidatura é a autarquia de Macedo de Cavaleiros, em conjunto com a Associação Grupo dos Caretos de Podence, num processo que começou já em 2014. 

Rádio Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário