Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

A CARTILHA DE PADRE INÁCIO

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")


Contava meu pai, que sua avó, que não cheguei a conhecer, dizia a cada passo: “ Isso estou farta de saber! Já vem na Cartilha do Padre Inácio! …”
A “Cartilha “ era basilar na educação primária, já que além da Doutrina Cristã e orações, era livro de leitura. Ensinava as primeiras letras, a tabuada, as vogais, etc.…etc.
Em 1813, ainda se usava ou pelo menos, imprimia-se, em Lisboa, a célebre “ Cartilha”
Todavia, a famosa “ Cartilha” ou “ Doutrina Cristã”, não foi escrita pelo Padre Inácio – como muitos supõem, – mas sim, pelo jesuíta, Marcos Jorge, Doutor em Teologia.
Mestre Inácio Martins, apenas actualizou, a “ Cartilha” ou “Catecismo”.
O aditamento, e o prestígio do Padre Inácio Martins, foram tão importantes, que o nome do verdadeiro autor foi praticamente eclipsado.
Em meados do século. XX, ainda se podia ouvir, referências à célebre “Cartilha”. Amiudadamente era citada em conversas ligeiras: “ Isso é mais velho que a “Cartilha” de Padre Inácio! …“ Querendo dizer: é velho e revelho.
Na notável “ Prática, Em Dia de Arcanjo S. Miguel”, Padre Manuel Bernardes, refere-se à “ Cartilha”, lamentando a degradação dos costumes, e censurando: No “ tempo do Padre Mestre Inácio Martins, não se ouviam palavras torpes e licenciosas”, como se escutavam, na rua, na época em que o Padre Manuel Bernardes, pregava (*)
Desconheço a data exacta da primeira edição da “ Cartilha”. Contudo posso adiantar, que remonta ao século XVI

*) Manuel Bernardes, nasceu, em Lisboa, no ano de 1644; e faleceu em 1710. A primeira edição, dos sermões, saiu em 1710.


Humberto Pinho da Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário