Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Eurico Pires – Elemento escultórico (2007)

Pela ata de 13 de março de 2006, tomamos conhecimento de que a família de Eurico Pires manifestara a vontade de entregar à Cidade de Bragança uma escultura de granito, inacabada, a fim de ser colocada num espaço público, dando assim cumprimento à vontade do escultor. Esta decisão vinha na sequência de uma exposição que o artista fizera no Centro Cultural Municipal e posteriormente no Museu Abade de Baçal.
Elemento escultórico (2007). Autoria: Eurico Pires
O artista, nascido em Angola, era filho de pais oriundos da aldeia de Formil (Bragança), demonstrando ao longo da sua vida um grande apego à terra das suas raízes familiares. Fez os seus estudos em Paris, na área das Artes Plásticas, tornando-se um artista conceituado, com a particularidade de trabalhar materiais portugueses, designadamente pedra de Bragança e Chaves. No ano da sua morte, 2003, foi organizada uma exposição no Museu Abade de Baçal, encontrando-se a esculpir na altura uma peça de grandes proporções que, de acordo com o seu desejo, deveria ficar em Bragança, para que a sua obra fosse recordada. Por este motivo, tendo sido trazida à reunião da Câmara a proposta da oferta da peça escultórica (que seria aprovada por unanimidade), foi escolhido o Parque Eixo do Atlântico para a sua implantação, ocorrendo a inauguração oficial no ano 2007.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário