Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Azeite e alheira têm impacto na região transmontana de 75 milhões de euros anuais

Os setores do azeite e da alheira têm um impacto de cerca de 75 milhões de euros anuais na economia da região transmontana.
Extração de azeite no lagar | Foto: Eduardo Pinto
Dado avançado pela AOTAD, Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro, e pela Confraria da Alheira de Mirandela.

No que toca ao azeite, Emanuel Batista, da AOTAD, afirma que o impacto económico ronda os 45 milhões de euros, num ano de produção considerado normal, mas a colheita mais recente deve ter uma quebra que pode chegar aos 50%.

Já no setor da alheira, Cristina Passas, da Confraria da Alheira de Mirandela, diz que entre as empresas produtoras, cozinhas regionais, lojas de produtos regionais e outros setores que a alheira consegue dinamizar, o impacto económico ronda os 30 milhões de euros, num setor que emprega cerca de 500 pessoas.

Números avançados durante uma palestra sobre o impacto económico da alheira e do azeite promovida pelo Rotary Clube de Mirandela.


Sem comentários:

Enviar um comentário