Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Marcelo realça o que Portugal tem de melhor entre os Caretos de Podence

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumpriu este domingo a promessa de passar o Carnaval com os Caretos de Podence, a aldeia transmontana que tem o nome inscrito no Património da Humanidade.
PEDRO SARMENTO COSTA
Marcelo agradeceu aos coloridos mascarados do Entrudo Chocalheiro e a Podence, uma aldeia que, enfatizou, "vale muito mais do que [os seus] 200 habitantes, também ela vale uma história, uma tradição, uma cultura, é o retrato do que [Portugal tem] de melhor".

O Presidente desafiou a multidão, que invadiu hoje a localidade do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, a refletir sobre "como é que uma aldeia que parece perdida e tão longe do mar, tão longe de muitos que estão a exercer o poder, tão longe da capital do país, tão longe da atividade económica e social, como é que essa aldeia conseguiu levar Portugal a todo o mundo".

"Como é que conseguiu com os seus Caretos tornar Portugal mais conhecido em todo o mundo, respeitada em todo o mundo, admirada e seguida em todo o mundo", continuou, para concluir: "Nós somos muito mais fortes do que se pensa, nós somos capazes do impossível".

O Entrudo Chocalheiro marca a folia durante quatro dias, até terça-feira, nesta zona do Nordeste Transmontano, este ano animado pelo estatuto de Património Imaterial da Humanidade, atribuído em dezembro pela UNESCO, aos Caretos de Podence.

Naquela ocasião, o Presidente recebeu os Caretos e prometeu ir a Podence, promessa que cumpriu hoje com uma demorada caminhada pela aldeia com os tradicionais mascarados a abrirem o corredor entre a multidão para o presidente passar.

Não se sabe quantas pessoas estavam na aldeia, apenas que as redes de comunicação colapsaram.

"Quatro horas à espera, senhor Presidente", desabafou Isabel Batalha, quando conseguiu alcançar Marcelo Rebelo de Sousa. Ela viajou de Mafra, numa excursão com 50 pessoas, para ver os Caretos.

O presidente da associação do Grupo dos Caretos de Podence, António Carneiro, deu as boas-vindas ao Presidente da República e realçou a simbiose do dia: "A tradição dos Caretos é uma tradição do povo, mas também o Presidente é o Presidente do povo".

Podence deixou de ser definitivamente uma aldeia remota, perdida entre os montes, e o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, aproveitou para fazer um pedido ao Presidente da República.

O autarca pediu a Marcelo que interceda junto do Governo para que o Pavilhão de Portugal da próximo Expo do Dubai seja depois atribuído a Podence, para atrair mais turistas e criar riqueza.

No discurso num palanque no meio da aldeia, o Presidente da República agradeceu a Podence e aos Caretos "por aquilo que fizeram por Portugal", e prometeu tentar fazer o que é possível para conseguir convencer o primeiro-ministro e o Governo a satisfazer o sonho de levar para a aldeia o pavilhão como símbolo de Portugal.

Marcelo despediu-se garantindo que, ainda que tivesse a agenda preenchida, arranjaria maneira de estar hoje em Podence para dizer: "Nós temos orgulho em vós".

Sem comentários:

Enviar um comentário