Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Loja do Cidadão de Freixo de Espada à Cinta passa para gestão municipal

A gestão da Loja de Cidadão de Freixo de Espada à Cinta, Bragança, atualmente responsabilidade da administração central, passará a ser feita pela autarquia, que poderá adotar "soluções mais próximas das populações", disse a ministra da Modernização do Estado.

"Este é o futuro, é que todas as autarquias, os municípios, venham a ficar com a gestão destas lojas", disse à agência Lusa Alexandra Leitão, que na quarta-feira irá estar presente na cerimónia de assinatura do auto de transferência da gestão da Loja de Cidadão para a Câmara Municipal de Freixo de Espada a Cinta.

Segundo a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, este será o primeiro auto de transferência de Lojas de Cidadão a ser assinado e ocorre no quadro da descentralização.

"Hoje temos 59 lojas de cidadão em todo o território, as mais recentes, cerca de 20 e tal, foram já feitas com os municípios e com gestão autárquica, mas as primeiras 30 e tal foram feitas pelo Estado, através da Agência para a Modernização Administrativa", recordou a governante.

A Loja de Cidadão de Freixo de Espada a Cintra era precisamente uma das que não estava municipalizada, afirmou.

O objetivo será que a gestão de todas as Lojas de Cidadão passe para a competência dos municípios, acrescentou, apontando como vantagens dessa transferência de competências o facto de, por exemplo, os horários passarem a der definidos pelas autarquias.

Ou seja, salientou a ministra da Modernização do Estado, as Câmaras Municipais poderão "adotar soluções mais próximas das suas populações e que sejam mais adequadas às suas necessidades".

"Esta é uma competência que muitas autarquias, a maioria das autarquias, aceitou. Nesse sentido, à medida que vão estando fechados os contratos, os protocolos que consubstanciam o auto de transferência, os mesmos serão assinados", adiantou.

Alexandra Leitão lembrou também que as Lojas de Cidadão têm necessariamente de ter dois dos três serviços com mais atendimento: Registos e Notariado, Finanças e Segurança Social.

"Nenhuma Loja de Cidadão abre sem ter dois destes três serviços ou, desejavelmente, os três", referiu, acrescentando que, "se a autarquia, uma vez recebendo a loja, pretender ter mais", isso irá ser trabalhado "no sentido de ver que outros serviços podem fazer lá sentido", nomeadamente serviços do próprio município.

"Neste momento, a loja é transferida como está, com os serviços que lá tem", disse, ressalvando que a abertura de novos serviços não resulta diretamente do auto de transferência.
VAM // MCL
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário