Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Ministra da Agricultura recolhe contributos para a Agenda para a Inovação em Mirandela

A ministra da Agricultura esteve este sábado reunida em Mirandela com agricultores, representantes de cooperativas, de associações do sector, câmaras municipais e do ensino superior da região para recolher contributos para a agenda para a inovação que o governo está a preparar para o sector.
Trata-se de um plano estratégico a ser definido nos próximos meses para 10 anos. Contrariar o abandono da actividade está entre as directrizes desta agenda, que tem quatro linha orientadoras, explicou a ministra Maria do Céu Albuquerque. “O combate e mitigação das alterações climáticas, o esbatimento das desigualdades, com a ocupação do território coesa como um todo, por outro lado as questões demográficas, como vamos fazer uma renovação geracional. Um quarto desafio é a digitalização”, explicou.

O regadio foi uma das várias prioridades identificadas. “Foram apresentadas questões transversais, questões da simplificação, do regadio, do uso eficiente da água, da promoção conjunta, da valorização dos produtos endógenos e raça autóctones”, adiantou.

O vice-presidente da CAP. Confederação dos Agricultores de Portugal, Abreu Lima, considera que a inovação deve ser posta ao serviço da agricultura da região, para que se desenvolva a capacidade competitiva em relação a outras regiões do país e à Europa. “Inovar impõe-se, a transmissão de conhecimento por parte das universidades e das associações associativas é importante. E existem outras necessidades também de serem criadas as bases fundamentais para o desenvolvimento e criação de valor, sendo destacada claramente, que faz uma falta imensa: a água, sem água não há agricultura”, afirmou

A presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, espera que a par do regadio e outras preocupações na região, a agenda para a inovação possa contemplar a reabilitação do Complexo Agro-industrial do Cachão.

A Agenda para a Inovação da agricultura vai identificar as diferentes necessidades em cada região e deverá estar concluída em Abril, prevendo o ministérios apresenta-la em Maio. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário