Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Primeiro-ministro durante dois dias em Bragança para arranque da iniciativa “Governo mais próximo”

Nesta iniciativa que vai percorrer o país, os governantes pretendem "entrar em contacto direto com cada região e a população" para exercer uma "governação de proximidade".
O primeiro-ministro vai estar na quarta e quinta-feira no distrito de Bragança para o arranque da iniciativa “Governo mais próximo”, acompanhado por vários ministros e secretários de Estado, sendo um dos pontos da agenda um Conselho de Ministros descentralizado.

Esta será a primeira edição de uma iniciativa que vai levar os governantes a percorrer o país ao longo da legislatura, com o objetivo de “entrar em contacto direto com cada região e a população”, e exercer uma “governação de proximidade”.

A acompanhar o primeiro-ministro, António Costa, estarão “todos os ministros, bem como alguns secretários de Estado, para visitas e reuniões de trabalho um pouco por todo o distrito”, refere uma nota enviada à comunicação social pelo gabinete do chefe do executivo.

Na quinta-feira de manhã decorrerá um Conselho de Ministros descentralizado, no Cineteatro de Bragança, “cuja agenda é maioritariamente dedicada à valorização do interior”.

Privilegiar-se-á a auscultação e resolução dos problemas e desafios de cada região, o contacto com a população, reuniões de trabalho com os autarcas, representantes institucionais de diversas áreas, empresas, indústria, agricultura, economia social, forças de segurança, bombeiros, representantes culturais”, entre outros, indica a nota.

Na quarta-feira, António Costa começa o dia em Alfândega da Fé, para uma visita a zonas de regadio acompanhado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, seguindo depois para Vila Flor onde terá um encontro com autarcas, acompanhado pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes.

De tarde, o chefe de Governo visita o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde terá um encontro com alunos, acompanhado pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o ministro do Planeamento, o ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, a ministra da Coesão Territorial, e três secretários de Estado.

Após uma visita ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com os ministros da Cultura, Graça Fonseca, da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o primeiro-ministro e os vários governantes jantam em Mirandela com “personalidades representativas da região”, um evento que será fechado à comunicação social, indica a agenda divulgada pelo seu gabinete.

No dia seguinte, após a reunião do Conselho de Ministros, António Costa segue para Vimioso, para o Parque Ibérico de Natureza e Aventura, com a ministra da Coesão Territorial, e os dois participam na apresentação das Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE na região norte, acompanhados pelo ministro da Economia.

Os vários ministros e secretários de Estado do XXII Governo Constitucional vão acompanhando o primeiro-ministro em algumas das atividades, mas também terão agenda própria.

Na agenda dos governantes estão previstas visitas ao IPB, a museus e ao Centro Ciência Viva, almoços com autarcas, a apresentação e balanço dos projetos da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, visitas a casas de turismo de habitação e escolas, unidades hospitalares e centros de saúde, tribunais e estabelecimentos prisionais, e ainda centros de investigação.

Durante a iniciativa, o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, visita o núcleo de Bragança da Liga dos Combatentes e o gabinete de atendimento ao público, enquanto o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, vai ao 11.º aniversário do Comando Territorial da GNR de Bragança, enquanto a ministra da Modernização do Estado e Administração Pública estará presente na assinatura do auto de transferência da Loja de Cidadão de Freixo de Espada à Cinta.

Já os ministros do Planeamento e da Educação inauguram a Escola Secundária de Mirandela, enquanto o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visita a futura residência de estudantes do IPB.

Sem comentários:

Enviar um comentário