Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

II Encontro de Rituais Ancestrais levou 40 grupos de mascarados ibéricos a Bemposta

Mais de 40 grupos de mascarados, de toda a Península Ibérica, desfilaram juntos, pelas ruas da aldeia de Bemposta, no concelho de Mogadouro.
O objectivo do encontro, que sábado conheceu a sua segunda edição, é dar destaque às tradições ancestrais dos territórios ibéricos e mostrar o potencial cultural e etnográfico destas terras que ainda guardam uma memória comum: a máscara. Entre chocalheiros, caretos, diabos, farândulos e sécias, quem passou pelo II Encontro de Rituais Ancestrais aplaude a iniciativa que mostra que não há fronteiras entre os dois países. “É muito importante porque toda a gente fica a conhecer os mascarados que existem em Portugal e em Espanha. É óptimo, é uma experiência única. A própria máscara mostra tudo: não há barreiras nem linguísticas nem territorial”, referiu Lurdes Silva, do grupo dos “Caretos de Lazarim”, de Lamego. “É uma maravilha e é preciso lutar para que esta tradição não se perca. Unindo-nos e trabalhando todos, conseguiremos mantê-la”, sublinhou Victoriano Roman, do grupo “Jurros e Castrones de Alija del Infantado”. “Vamos vendo as várias culturas das nossas terras e isso é enriquecedor porque nós vamos mostrar o melhor de nós e eles o melhor deles”, esclareceu Filipe Caldas, do grupo de “Caretos de Salsas”, do concelho de Bragança. “Isto é uma forma de integração”, disse Cristian Riós, do grupo “Diablos del Sarracín de Aliste”.

O Encontro de Rituais Ancestrais é uma iniciativa da Associação Maschocalheiro de Bemposta e, este ano, pela primeira vez, da Terraduero, que é um projecto do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro e que pretende promover o território transfronteiriço através de várias vertentes e com a colaboração de diversas entidades. Para o diretor-geral do agrupamento, José Luís Pascual, Portugal e Espanha devem trabalhar em conjunto de forma a tornar a região transfronteiriça um destino turístico que chame as pessoas. “O objectivo que a tradição e a cultura do nosso território sejam um motor de desenvolvimento para estas terras. Queremos dar visibilidade ao património cultural que temos em Espanha e em Portugal. Acabou-se o tempo em que vivíamos de costas voltadas, queremos trabalhar conjuntamente e cresceremos com oportunidades para um lado e para o outro. Entre uns e outros seremos o centro de um destino turístico para vir e para viver melhor”.

Além do desfile de mascarados, o Encontro de Rituais Ancestrais contou ainda com um mercado de produtos regionais, onde marcaram presença produtores e artesãos dos dois lados da fronteira. A organização  é da Associação Maschocalheiro de Bemposta, que este ano teve o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário