Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de junho de 2021

A Via da Prata: O Caminho de Santiago por Vinhais

 A Via da Prata é um antigo caminho comercial Romano que ligava o Sul com o Norte de Espanha, entre Guijón (Sevilha) e Astorga. O Caminho Português da Via da Prata – variante Transmontana dos Caminhos de Santiago é a alternativa à travessia da Sanábria.


É um percurso conhecido internacionalmente e que foi integrado no mapa dos Caminhos de Santiago – Primeiro Itinerário Cultural Europeu do Conselho da Europa em 1987.

O Projeto de Valorização do Caminho Português da Via da Prata, com investimento total de 365,958.04€ é financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da “Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior”. A candidatura foi promovida pelos Municípios de Bragança, Vinhais e Chaves, parceiros de acordo com o contrato de parceria assinado em Bragança a 19 de janeiro de 2018.  

Este trabalho veio garantir as condições de segurança, de forma a que o peregrino possa usufruir da variante transmontana, numa extensão de 80km – Quintanilha a Segirei.

O Projeto para a região Transmontana, visa assegurar o mesmo grau de desenvolvimento e qualidade oferecendo os serviços básicos de apoio ao peregrino e dotar este território interior e de baixa densidade populacional, de novos atrativos e atividades que pudessem potenciar o turismo e o desenvolvimento económico. Veio fomentar mecanismos de cooperação e gestão do troço da Via, entre Municípios Portugueses e representa um contributo real para a coesão territorial e desenvolvimento do interior do país.

Ao Município de Vinhais, individualmente, correspondeu um valor de investimento total de aproximadamente 138.000€, dos quais cerca de metade destinados à construção do Albergue de Vinhais, localizado nas antigas cavalariças do edifício do Centro Cultural dos Condes de Vinhais, bem no centro da Vila.

Para além do valor da obra, a candidatura permite ainda, entre outras, as seguintes atividades:

- Aquisição, marcação e colocação de sinalética específica e homogénea e, acondicionamento de piso da parte do caminho dentro do concelho de Vinhais;

- Produção de conteúdos informativos e promocionais para disponibilização ao turi-peregrino e  captação de eventuais mercados potenciais;

- Mobiliário e equipamento para o Albergue;

A inauguração deste percurso foi inserida nas comemorações do Feriado Municipal de Vinhais, dividida em três etapas, nos dias 15, 22 e 29 de maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário