Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de junho de 2022

Barragem de Fontelonga que abastece Carrazeda de Ansiães tem menos de 30% de água

 Realiza-se, esta amanhã, em Lisboa, uma nova reunião interministerial da Comissão Permanente da Seca para fazer ponto de situação do ano hidrológico e decidir novas medidas de mitigação


Em cima da mesa, poderá estar o recurso a camiões-cisterna para abastecimento de zonas menos populosas e mais restrições à rega.

Com mais de 97% do território continental português em seca severa, o concelho de Carrazeda de Ansiães é dos que começa já a fazer contas à água de que dispõe, com as reservas abaixo dos 30%.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda, João Gonçalves, a água disponível na barragem da Fontelonga só dá até Outubro, no caso de não chover no verão e de não haver reposição de água de outras fontes.

“Estamos já a trabalhar e a tomar medidas para que não falte água este verão, porque o nível da água da nossa albufeira está a um nível preocupante, a menos de 30%, e estas coisas tem que ser atempadamente previstas”, disse.

Por isso é que a Câmara e a empresa Águas de Carrazeda estão a implementar um plano de contingência, como a sensibilização da população para a poupança e bom uso da água.

O autarca carrazedense admite que vai ser necessário transportar água da barragem de Foz-Tua.

“Estamos a trabalhar na opção de muito brevemente podermos transportar água para a albufeira. Há muita dificuldade, nós não temos muitas hipóteses, as que temos é pelo modo rodoviário e está previsto que, se for preciso, e eu creio que sim, iremos fazer esse aporte”, explicou.  

João Gonçalves salienta que pode vir a ser penalizado quem cometa abusos na utilização da água.

“Prevê-se a proibição do uso da água para outros fins, nomeadamente para regar e lavar viaturas”.

A Câmara já começou a dar o exemplo, procurando regar os jardins com água de outras proveniências. O mesmo foi feito com as piscinas municipais descobertas, que este ano não terão a funcionar os balneários.

João Gonçalves, presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, admite a penalização de quem faça má gestão da água disponível e que, sem chuva nem abastecimento de fontes externas, só já dá até Outubro.

Na reunião em Lisboa, que vai decorrer hoje, os ministros do Ambiente e da Agricultura vão analisar os dados de seca meteorológica e hidrológica que os peritos vão apresentar.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
Foto: Rádio Ansiães

Sem comentários:

Enviar um comentário