Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de junho de 2022

Descida da água e exposição solar na origem do aparecimento de algas nas margens das praias do Azibo

 A presença de algas na água das praias do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, tem motivado algum desagrado a quem frequenta os espaços.


Os deputados do PSD José Madalena e Maria José Moreno abordaram o assunto na reunião de Assembleia Municipal:

“Em plena época balnear, as águas junto às praias estão cobertas de plantas aquáticas, que tornam a experiência de um banho desagradável e até perigosa. A proliferação destas plantas pode comprometer a qualidade da água da albufeira.”

“As nossas praias deparam-se com vários problemas, o espaço deixou de ser cuidado e com esta inércia damos espaço a que outras praias nos ultrapassem.”

Questionado, o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues, explica que isso deveu-se a uma descida abrupta do nível da água, devido à seca, com a qual não contavam:

“A água na albufeira baixou bastante, não me lembro de estarmos num início de época de praia com ao nível da água tão em baixo. A descida aconteceu de forma abrupta, nós tivemos uma exposição solar maior das plantas aquáticas, que fez com que elas crescessem demasiado. Nós acautelámos isso atempadamente, embora não estivéssemos a contar que houvesse essa descida abrupta, que fez com que elas crescessem mais.”

Benjamim Rodrigues assegura que a situação está a ser solucionada:

“Estamos a fazer a regularização do plano de água relativamente às plantas aquáticas nas zonas balneares, para não haver risco para as crianças nem para os adultos. São plantas que cresceram muito e podem dificultar a natação e locomoção. Tivemos que ter autorização da APA, porque são consideradas plantas endógenas, e como tal nós não podemos atuar sobre elas.”

Este ano há algumas novidades na Albufeira do Azibo, como o aumento do espaço de areal e para esplanadas.

O presidente diz que as intervenções surgiram para responder ao aumento da procura, tanto da parte de visitantes como de operadores turísticos:

“Quanto mais areal tivermos, mais as pessoas estão em segurança. Houve alguma limitação durante os períodos covid mas com o aumento da perspetiva de negócio é preciso que os operadores possam ter espaço para colocar a oferta que tem à disposição.

Todos têm novidades e há novas ofertas turísticas.”

Recordo que a época balnear nas praias do Azibo arrancou no passado dia 16 e está aberta até 11 de setembro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário