Até ao final do ano, a autarquia pretende aumentar, de 200 para cerca de 300 o número de cartões, no âmbito do Programa ABEM da Rede Solidária do Medicamento. O projecto comparticipa a 100% a aquisição de medicamentos a pessoas carenciadas.
A vereadora da acção social do município, Piedade Meneses, explicou que a autarquia vai passar a disponibilizar um apoio global de 30 mil euros por terem necessidade de apoiar mais munícipes.
“Sentimos que cada vez aparecem mais pessoas e que aparecem situações diferenciadas, isto é, não são só pessoas idosas, mas também pessoas com outro tipo de problemas. Foi-nos reportado na acção social de que algumas famílias optavam por comprar alguns medicamentos e não todos ou então deixavam até de os comprar para conseguir acorrer a necessidades de alimentação”, disse.
Uma parte do valor dos medicamentos é assegurado pelo município e o restante comparticipado pela Associação Dignitude, de forma a que os habitantes carenciados do concelho tenham medicação gratuita, quando é prescrita pelo médico de família.
Desde 2019, quando o protocolo entrou em vigor, já 216 pessoas foram apoiadas pelo programa ABEM, tendo o município disponibilizado cerca de 20 mil euros por ano.
A câmara de Moncorvo está ainda a apoiar a realização de pequenas obras e reparações em casa de pessoas socialmente desfavorecidas num valor que pode chegar aos 5 mil euros. Até agora já usufruíram do apoio 9 famílias num investimento total de 45 mil euros. Segundo a vereadora Piedade Menezes são várias as intervenções necessárias.
“Normalmente consistem em melhoria das condições de acessibilidade, pessoas que têm problemas de deslocação, temos instalações sanitárias a necessitar de obras, temos substituição de redes de abastecimento, também algumas coberturas”, explicou.
O programa de apoio habitacional vai continuar e há já cerca de mais uma dezena de pedidos de apoio submetidos nos serviços da autarquia.
Os munícipes interessados em beneficiar deste apoio devem dirigir-se aos serviços da Acção Social da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo para efectuar uma candidatura.
Sem comentários:
Enviar um comentário