Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Observatório Nacional da Desertificação lançado em Mogadouro

 O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas acaba de lançar a Plataforma Observatório Nacional da Desertificação


Apresentada no Dia da Desertificação e Seca, foi lançada em Mogadouro, concelho que integra um distrito que, quanto à seca, neste momento tem parte do território em numa situação extrema e outra parte em seca severa.

A plataforma funcionará como um portal de dados abertos que concentra a informação obtida no âmbito da actividade do observatório e não tem encargos para os utilizadores.

No lançamento da plataforma, na sexta-feira, em Mogadouro, Nuno Banza, Presidente do Conselho Directivo do ICNF, assumiu que a seca e a desertificação são assuntos muito importantes, com influência na vida das pessoas. Admitiu ainda que, com este lançamento, se pretende chamar a atenção para as alterações climáticas e os efeitos que estão a ter no nosso território. "São assuntos muito importantes, com influência na vida das pessoas. Basicamente, aquilo que tentamos fazer com este observatório é juntar um conjunto de informação. Já hoje é muito óbvio que entre 1960 e 2022 houve uma perda significativa de solo, uma alteração relevante da forma como os ecossistemas retêm a água e depois suportam a vida. Este assunto precisa de vir para a ordem do dia", justificou.

Um observatório que se prevê que seja muito utilizado, salienta Sandra Sarmento, directora regional do ICNF. "É fulcral. É um observatório que vínhamos desenhando há já algum tempo e que finalmente está concluído. É um repositório de informação mas é muito mais que isso e queremos que seja, de facto, uma plataforma muito participada, a base da estratégia e que possamos partilhar as experiências que vamos tendo no combate à desertificação e seca no país todo. Infelizmente temos, neste momento, metade do território esteja em estado desertificação, o que nos deve preocupar a todos".

Em Mogadouro foram ainda assinados os contratos relativos a projectos de preparação para condições meteorológicas extremas e de gestão de riscos no contexto das alterações climáticas. Alexandra Carvalho, Secretária-Geral do Ambiente e Operadora Programa Ambiente, explica que há dois projectos que contemplam esta zona. "Seleccionamos quatro projectos que vão ser apoiados, no total, em um milhão e 200 mil euros. Dois projectos têm incidência em Trás-os-Montes, Beiras, Douro e Serra da Estrela. Têm um valor total de cerca de 820 mil euros. Focam-se em fazer aquilo que há para fazer neste território, que é aumentar a resiliência das florestas e das áreas ardidas, diminuindo a sua susceptibilidade aos incêndios e à desertificação, através da restauração e requalificação nas zonas afectadas por incêndios rurais e erosão dos solos".

Mogadouro acolheu o lançamento da Plataforma Observatório Nacional da Desertificação, que tem como principais funções acompanhar, monitorizar e avaliar as medidas e os instrumentos de política aplicáveis ao combate à desertificação e à mitigação da seca.

O Dia da Desertificação e Seca teve este ano como mote "Superar a Seca Juntos".

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário