Tal como o nome indica, mel e queijo não vão faltar, até porque esta é a freguesia do concelho que mais produz estes dois produtos, explica o presidente da União de Freguesias de Avidagos, Navalho e Pereira, Arménio Vaz. "Temos vários apicultores, que já colhem bastante mel, na união de freguesias, que são dos melhores do concelho. Já o queijo, temos duas fábricas e fazia todo o sentido que assim fosse".
Estes são dois produtos de excelência, nomeadamente o queijo que tem arrecadado diversos prémios.
Também a estas duas actividades tem chegado a crise, agravada pelo aumento dos combustíveis. Arménio Vaz acredita que será impossível, num futuro próximo, não reflectir esse aumento no preço final do queijo e do mel. "Sinceramente não está a ser fácil. A vida está muito cara. O gás, a electricidade e o gasóleo aumentaram muito e isso dificulta-nos muito a vida. Para além de transformadores também recolhemos o leite aqui no concelho de Mirandela e de Vila Flor. Os carros andam todos os dias na estrada e isso aumenta muito os custos de produção. Temos tentado não fazer aumentos excessivos mas não está a ser fácil. Obviamente que, provavelmente, vai ter que haver um ajustamento do preço".
Sábado e domingo, a Feira do Queijo e do Mel realiza-se, este ano, no Navalho e contará com 24 expositores. Para além do queijo e do mel outros produtos cultivados nesta União de Freguesias estarão à venda. A Feira contará com animação musical, jogos tradicionais, um passeio pedestre, gincana de tractores, trial de jipes, bem como um jantar convívio.
Sem comentários:
Enviar um comentário