Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Cultura | Património mirandelense integra programação do X Festival Internacional de Polifonia Portuguesa.

 A 14 de julho, a Igreja da Misericórdia de Mirandela é palco desta ação de promoção do património nacional. A entrada e participação é livre. 

Programa

21:00h - Visita guiada à Igreja da Misericórdia orientada por Lécio Leal
21:30hh - Concerto Cupertinos

A décima edição do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa (FIPP), organizado pela Fundação Cupertino de Miranda regressa, este ano, depois de um interregno de dois anos, em virtude da pandemia covid-19.

Com o propósito de promover a música polifónica dos séculos XVI e XVII e divulgar a história e arquitetura dos espaços por onde este passa, com ligações intrínsecas ao período do Barroco, o FIPP de 2022 decorre de 7 a 10 e de 14 a 17 de julho, em Aveiro (Igreja das Carmelitas, 7 de julho), Braga (Basílica do Bom Jesus do Monte, 8 de julho), Coimbra (Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra, 9 de julho), Alcobaça (Mosteiro de Santa Maria de Coz, 10 de julho), Mirandela (Igreja da Misericórdia de Mirandela, 14 de julho), Vila Nova de Famalicão (Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Landim, 15 de julho), Amarante (Igreja de São Gonçalo, 16 de julho) e Porto (Igreja de São Lourenço (Grilos, 17 de julho).

A programação inclui, na sua maioria, concertos pelos Cupertinos (na foto), alguns pelo Grupo The Brabant Ensemble (Bélgica/Países Paixos) e a participação do organista Pieter van Dijk. Visitas guiadas e seminários também constam deste programa de promoção da cultura nacional.

Em cada edição é publicado um livro bilingue, em português e inglês, sendo já uma referência para estudiosos da música polifónica portuguesa e da arquitetura barroca.

Sem comentários:

Enviar um comentário