terça-feira, 26 de julho de 2022

Alfândega da Fé quer “rebentar pelas culturas” este verão com vários eventos

 Este verão, Alfândega da Fé quer “rebentar pelas culturas” com vários eventos que junta escrita, pintura, escultura, música e artes performativas.


Depois de ter recebido este domingo o Festival Improvável, na Igreja Matriz de Sambade, com a atuação dos Retimbrar, já na próxima quinta-feira abre ao público a exposição “De Casa para um Mundo” no polo da Bienal de Arte de Cerveira de Alfândega da Fé, que é da autoria de Manuel de Novaes Cabral e Sobral Centeno, e sobre a qual conta mais Maria Manuel Silva, Vice-presidente do Município de Alfândega da Fé:

“No dias 28 de julho, temos às 18h a inauguração da exposição da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, cujo tema é “De Casa para um Mundo”. Tem a curadoria da professora Fátima Lambert e é muito interessante porque conjuga aqui várias vertentes: 15 escritores, 15 artistas plásticos, 15 compositores e cinco designers.

A exposição vai estar patente na Casa da Cultura, mais concretamente na Galeria Manuel Cunha, de 28 de julho a 9 de outubro.”

No mesmo fim de semana arranca o Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural, mais conhecido por PAN, um evento que tem quase duas décadas na vizinha Espanha e que chegou a Alfândega da Fé em 2018:

“Foram dois anos de hiato, o ano passado ainda houve uma atividade mais muito menos intensa, e este ano regressa em força nos dias 29, 30 e 31 de julho, na freguesia de Vilarelhos.

Este ano tem uma componente organizativa mais dirigida pela própria junta de freguesia, que assumiu os comandos deste festival, mas obviamente que o município dá todo o apoio necessário e possível para a sua realização e continuidade.”

Além disso, nos dias 12, 13 e 14 agosto assinalam-se as festas da vila em honra do Mártir São Sebastião e está a ser estudada a realização da já habitual Festa da Juventude, organizada pela Associação Recreativa Alfandeguense, com o apoio do município.

Uma agenda cultural que o município espera que atraia e agrade a quem visita, dando também mais dinâmica ao comércio local:

“Obviamente que o nosso interesse primordial é sempre chamar e atrair as pessoas, mas estes eventos também são dirigidos para aquelas que já vêm, de forma natural, para que encontrem um complemento interessante à sua estadia, sentindo que tiveram boas experiências no nosso território enquanto por cá passaram.

Sabemos que estas atividades são para os visitantes mas também são importantes para a dinâmica económica da vila e do próprio concelho, porque animam e chamam a atenção para o território. As pessoas vêm e, direta ou indiretamente, os nossos comerciantes beneficiam com isso.”

Desde a semana passada que decorrem também em Alfândega da Fé o evento “Música no Coreto”, no Jardim Municipal. O próximo tem lugar esta quarta-feira à noite e depois em todas as noites ao longo da semana que antecede as festas do padroeiro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário