Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Festival mais antigo da região vai regressar no próximo fim-de-semana a Palácios

 O Festival da Música e tradição da Lombada, na aldeia de Palácios, concelho de Bragança vai para a 22.ª edição a reviver o ciclo do pão e a dar destaque à música tradicional


Raúl Tomé, da Associação Cultural e Ambiental de Palácios, que organiza a iniciativa explica que vão ser recriados trabalhos como a segada manual, malha tradicional, mas também o fabrico pão em fornos tradicionais.

“O ciclo do pão começa com uma malha tradicional para dar a conhecer à juventude e reviver, as pessoas com alguma idade ficam encantadas, contam as suas histórias, como faziam quando eram novos. Juntamente com a ceifa, há também o canto, que era uma maneira de aliviar o cansaço”, contou.  

Para o vice-presidente da câmara de Bragança, Paulo Xavier, é importante valorizar e preservar as tradições quer para dar a conhecer aos mais novos quer para envolver os mais velhos.

Um dos pontos altos do festival é o 22.º Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste e uma das novidades é um espectáculo audiovisual realizado pela companhia persona incluído no projecto “Somos Património - Programação Cultural em Rede”, que junta Bragança, Vila Real Espinho e Arcos de Valdevez.

“Foi feito com as pessoas da aldeia, estiveram lá durante uma semana a filmar e a gravar sons e música e agora toda a gente está curiosa para saber no que vai dar”, contou Raul Tomé.

Além de animação musical e recriação de trabalhos agrícolas tradicionais, o festival conta com feira de artesanato e produtos da terra e workshops de fabrico de cestas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário