domingo, 31 de julho de 2022

A CABRA

 Acho que já escrevi sobre este assunto uma boa dúzia de vezes. Mas, como em nenhuma delas recebi de algum Leitor apiedado um ‘feed-back’ que me esclarecesse, eis que volto a ele, na esperança de que haja alguém suficientemente caridoso que me explique.
 Trata-se, em suma, daquilo que para mim é um mistério inexplicável: o poder que os políticos têm ou adquirem em tempos de campanha eleitoral, de convencer o cidadão comum de que “desta vez” as promessas que faz são mesmo para cumprir. A história e a experiência (esse braço-direito da história) estão fartas de nos ensinar que promessa eleitoral não passa de lixo, de engodo, de conversa para esquecer no dia seguinte à contagem dos votos. Pois a coisa funciona. O eleitor deixa-se ir, como um burrico manso, levado pela arreata das promessas. E só depois, fechadas as urnas e eleito o figurão, ao ver as promessas ficarem uma a uma por cumprir, é que se lhe acende um assomo de arrependimento: afinal “desta vez” foi igual às vezes anteriores. E então protesta e bufa, mas é tarde: o dito figurão está eleito e instalado, e toca a aguentar com ele os anos da legislatura penosamente.
 Passos Coelho dava, só ele, um manual de promessas feitas e dolorosamente incumpridas. Ele eram os impostos que não subiam. Ele eram os vencimentos e pensões que não desciam. Ele eram os funcionários públicos que não tinham que recear despedimentos. Ele era o diabo a quatro. Pois na sua prática governativa quotidiana se vai vendo a solidez das suas promessas.
 Diga-se em abono da verdade que não é ele o único. Antes dele, José Sócrates — que anda agora feito tele-evangelista, como mordazmente o classificou Nuno Morais Sarmento, a verberar as promessas não cumpridas de Coelho — fez exactissimamente a mesma coisa. E antes de Sócrates, Durão Barroso. E antes de Barroso, António Guterres. E antes de Guterres — bom, o Leitor poupar-me-á ao trabalho, que é extenuante, de levar a coisa mais além.
 E é isto que não entendo: como podem os políticos prometer tanto e, já agora, como pode o Zé Pagode ser tão crédulo. Haja uma alma compadecida que me explique.
 Conversava há dias com um amigo, quando este assunto veio à baila. Zurzíamos ferozmente os políticos promitentes, quando me ocorreu uma comparação:
 – Pois. São como a cabra.
 A comparação não podia abismar mais o meu interlocutor.
 – Como a cabra?!...
 – Sim, como a cabra.
 – Como assim?
 – Nunca ouviste o povo dizer que a cabra apregoa mel e vende azeitonas?
 – Por acaso não. Mas troca lá isso por miúdos.
 – Pois seja. Como faz a cabra?
 – Mé…
 – Pronto. O ‘mel’ está por esse mé que a cabra berra.
 – Estou a ver. Mas, e as azeitonas?
 – Nunca viste os excrementos da cabra?
 – Já.
 – E parecem o quê?
 – Azeitonas.
 – Pois aí tens. A cabra parece dizer que dá mel, mas no fim de contas o que dá… são azeitonas.
 – Bem visto, pá!
 – Aprende, que eu não duro sempre…

Repórter do Marão, 2 de Agosto de 2013

A. M. Pires Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário