quarta-feira, 27 de julho de 2022

Saber Fazer está em Saber Fazer.

 Na fase inicial do Cultura Para Todos em Vinhais foi realizado um mapeamento dos artesãos ainda existentes no concelho, verificando-se que já não existem tecedeiras, tecelões ou quem processe a lã no concelho, nem o conhecimento técnico associado a estes ofícios.


No entanto é interessante ver como há algumas tradições culturais, como a conhecida Festa dos Rapazes, cuja continuidade está, de certa forma, dependente da existência dos tecidos típicos da região. Tradicionalmente, os fatos dos Caretos eram feitos reutilizando-se mantas antigas. 

Com a inexistência da produção de mantas há já bastantes anos, está a desaparecer a possibilidade de se produzirem novos fatos a partir dos têxteis típicos da região, o que contrasta com o aumento de popularidade da festa e a renovação geracional a ela associada.

Para assegurar a continuidade deste património cultural, achou-se necessário reintroduzir o conhecimento técnico associado à prática da Tecelagem. Assim, um dos primeiros passos deste projeto foi fazer um levantamento dos têxteis antigos, não só de fatos de Caretos, mas também das mantas que lhes dão origem, para termos uma visão daquela que é a expressão têxtil tradicional do concelho de Vinhais. 

A este levantamento está a seguir-se um trabalho de análise que irá resultar em fichas técnicas de cada um dos tecidos principais e seus derivados. Estas fichas irão depois fazer parte dos Manuais Técnicos que irão acompanhar as formações de Tecelagem do Outono deste ano.

Inscrições AQUI.

Mais informações AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário