Penso que o alarme está a soar não só na escola, com a falta de alunos, mas em todo o lado com a falta de população. O nosso país é dos que tem população mais envelhecida e com níveis de natalidade mais baixos. Creio que quando o interior bater no fundo, o litoral também estará a ter esse problema. “
Isso é visível também ao nível do secundário, que em Macedo de Cavaleiros vai contar apenas com três turmas do ensino regular este ano letivo:
“Tivemos uma redução de uma turma, do ensino dito regular, o ano passado tínhamos mais uma de 10º ano. Conseguimos manter a oferta das três áreas, ciências, letra e socioeconómicas, para além dos dois cursos profissionais, mas é uma oferta que está em risco porque, efetivamente, o número de alunos está a diminuir.
Neste momento temos seis turmas de 9º, mais uma CEF e uma PIEF, o que totaliza oito turmas, significando isso que podemos ter a retoma de uma no próximo ano, mas como só temos 80 alunos no 8º ano, significa que daqui a dois anos serão estes os alunos que estarão no 10º e darão, no máximo, três turmas do regular e uma do profissional.”
Um dos motivos é escolha pelo ensino profissional, que parece estar a ter bons resultados.
Declarações do Diretor do Agrupamento de Macedo de Cavaleiros, em entrevista à Rádio Onda Livre acerca do arranque do próximo ano letivo, que em Macedo inicia a 16 de setembro para os 1º, 2º 7º, 8º, 9º, 10º, 11º e 12º anos. Os restantes começam dia 20, devido às obras que têm estado a decorrer na escola.
Um regresso já sem regras impostas pela pandemia.
“Vamos voltar a uma normalidade total, estamos até a eliminar os circuitos que tínhamos assinalados nos pavimentos. A escola vai regressar ao regime absolutamente normal.
Enquanto houver álcool gel, que ainda temos armazenado, vamos mantê-lo disponível e é evidente que quando os ajuntamentos forem maiores vamos recomendar ao alunos e professores que usem máscara. Mas penso que isso passará a fazer parte do quotidiano de toda a gente.”
As atividades de educação pré-escolar começam no dia 15 de setembro, quinta-feira. No dia 14 há reunião do diretor com os pais e encarregados de educação do 1º ano, no centro escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário