Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Biblioteca de Macedo integra agora a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

 A Biblioteca Municipal A. M. Pires Cabral, em Macedo de Cavaleiros passou a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.


Desta forma vai ser possível melhorar os serviços e as condições deste equipamento, explica a vereadora da educação do município de Macedo, Sónia Salomé:

“O próprio trabalho em rede permite partilhar boas práticas.

Neste caso também, com um projeto que a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) tem, que é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços, que visa precisamente melhorar o serviço público prestado aos cidadãos.

Através deste programa podemos aceder a algum financiamento para equipar melhor a nossa biblioteca e também conseguiremos ter acesso a financiamentos específicos, ao nível do PRR, mais concretamente no âmbito da transição digital.”

Com esses apoios financeiros, o objetivo é modernizar aquele espaço, principalmente ao nível digital, que carece dessa atualização:

“Esta rede vai permitir adquirir equipamentos e acervo.

Temos ideia de aceder a financiamentos para isso, pois o contexto digital em que vivemos atualmente assim o exige. Teremos de nos adequar e adaptar a esta digitalização.

Há financiamento que já está a decorrer, infelizmente não integrámos a rede em tempo útil para eles, mas estou em crer que virão outras oportunidades e, a partir de agora, iremos atrás de todas aquelas que conseguirmos.”

Conferindo melhores condições e serviços, a autarquia espera conseguir aumentar o número de utilizadores da biblioteca, que atualmente não é o desejado:

“Efetivamente a nossa biblioteca não tem a visitação que pretendemos, por isso esta é mais uma ferramenta para tentarmos dar volta à situação, tentando captar alunos, que são quem mais frequenta a biblioteca, mas também pessoas de outras idades, mais velhas, tornando a biblioteca num local apetecível que, naturalmente, atraia as pessoas a irem lá ler um livro, consultar um jornal, aceder a um site e até, que sabe, no futuro, ter mais serviços de proximidade à disposição.”

O protocolo para a integração na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas já foi assinado.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário