Local: Centro Cultural Municipal - Bragança
Dia: 30 de novembro de 2022 - Quarta Feira
Hora: 18.00 horas
Dia: 30 de novembro de 2022 - Quarta Feira
Hora: 18.00 horas
Sobre o autor:
Manuel Catumba nasceu na cidade do Lobito, em Angola, em 1956, mas desde tenra idade viveu em Trás-os-Montes, tendo feito a vida profissional ligado à banca.
Regressado à terra que o viu nascer em 2007, com 50 anos de idade, aí viveu até 2016. Apesar de sempre ter tido o gosto pela leitura, escrever, escrever, só pequenas histórias soltas que foi destruindo. Até que levou uma história até ao fim, O Padre Simão e as Visões da Cega.
É um amante de leitura, de música e da natureza.
Estava-se no segundo quartel do século vinte. Emigrar era a única saída para os que quisessem fugir do país de miséria que era então Portugal. Rumaram a Angola, onde lhes nasceria o filho Alberto, que, aos quinze anos, de férias com os pais no Marão, conheceu Luísa, uma jovem trigueira e bonita que o deslumbrou, por quem havia de se apaixonar e mais tarde casar.
Em Nova Lisboa a vida corria-lhes de feição, até que uma revolução em Portugal lhes trocaria as voltas. Alberto despachou mulher e filho, ele resistiu e ficou por lá, mas acabou por ter de fugir às balas dos guerrilheiros em confronto entre si.
Vieram parar à terra da mulher, uma aldeia perdida nos confins da serra do Marão, de mãos vazias e sem esperança, onde ele se sentia como um degredado, com um filho para criar, valendo-lhe Luísa para lhe dar algum alento.
Mas a morte súbita da mulher fez com que a vida do viúvo e do filho se tornasse inútil naquele mundo. Pouco a pouco, Nova Lisboa, transformada em Huambo, apareceu-lhes como a única alternativa. O regresso ao lugar onde haviam sido felizes. Uma terceira vida vai começar para pai e filho.
Sem comentários:
Enviar um comentário