Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Plano de Mobilidade do Vale do Tua voltou praticamente à estaca zero

 O Governo e os autarcas de Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Alijó e Murça e estão à procura de um novo modelo para o implementar


Em outubro, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou que o Governo está a trabalhar com “muito afinco” para encontrar “uma solução para viabilizar a linha do Tua”.

Os autarcas dos cinco concelhos falam a uma só voz através de Pedro Lima, presidente da Câmara de Vila Flor, que lidera, atualmente, a Agência.

Pedro Lima reuniu, recentemente, no Ministério das Infraestruturas e trouxe a mesma garantia, mas também a de que o processo vai voltar praticamente ao início. "A questão que agora se coloca e que é diferenciadora é que, realmente, vai-se voltar a uma definição. Nós estivemos a seguir uma caminho que se não se tornou viável e o Ministério das Infraestruturas, através do ministro, identificou que tem que haver outra intervenção a outro nível, nomeadamente quem ficará responsável pela própria mobilidade. De certa forma, vamos voltar à definição do processo desde o início".

Pedro Lima não garante se o empresário Mário Ferreira vai continuar ligado ao Plano de Mobilidade do Vale do Tua. "Isso não é uma situação líquida mas não está, realmente, a demonstrar viabilidade esse caminho. Não é pelo empreendedor em si, evidentemente. É pelos constrangimentos que a exploração de uma linha férrea representa, principalmente uma com os problemas que esta teve no passado. Precisa de ser uma empresa que tenha capacidade e know how para fazer a exploração da linha e a sua manutenção. É um processo muito complexo, que não é de todo fácil para o promotor o conseguir sozinho".

Tentámos contactar Mário Ferreira para saber se ainda está dentro deste processo, mas não conseguiu explicações.

O comboio Tua Express vai continuar em Mirandela, onde está há cinco anos, à espera de poder percorrer os 33 quilómetros que restam da linha do Tua, enquanto o barco tipo rabelo vai manter-se atracado no cais da Brunheda, onde também permanece desde 2017.

O Plano de Mobilidade do Vale do Tua é a principal contrapartida pela construção da barragem de Foz-Tua, para os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Murça e Mirandela.

Apesar disso, a sua implementação continua a marcar passo.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário