Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Desafio demográfico alarma secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

 O distrito de Bragança acolheu, até agora, 130 pessoas, através de dois programas que o Governo implementou, em 2020, para apoiar a criação de emprego e para atrair pessoas para o Interior


O programa Regressar atraiu 86 pessoas e o Emprego Interior Mais trouxe para estas terras 44 novos residentes.

Ainda assim, isto não basta. Segundo os resultados definitivos dos censos, todos os concelhos de Bragança perderam gente. O desafio demográfico é, por isso, o que mais preocupa a brigantina Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. "Embora haja estas dinâmicas de fixação e atração de pessoas, isto não é suficiente para compensar o saldo natural, que tem a ver com uma diminuição grande da natalidade. Vivemos com isso em toda a Europa. Por isso, temos que ser cada vez mais competitivos. Como a população europeia é pouca, todos os territórios competem por recursos humanos, seja para o sector primário, seja para a indústria, mas também por massa crítica especializada nas áreas tecnológicas".

A ANACOM já fez o estudo sobre a qualidade da rede móvel e de internet em Portugal. Agora, já foi lançada a consulta pública do estudo para depois se corrigir o que é necessário. A governante assume que a conectividade digital é determinante para estimular a competitividade e atrair gente. "Queremos intervir em todas as zonas que seja necessário, seja zonas de habitação, empresas, terrenos agrícolas, florestais. Do levantamento que foi feito, estamos a falar de uma necessidade de investimento de pouco mais de 300 milhões de euros, em Portugal. Aquilo que propomos no caderno de encargos do concurso é que o apoio seja de 50%, com fundos europeus, e o resto que seja investimento privado. Estamos a exigir que a intensidade de esforço seja posta nos primeiros dois anos para ver se temos o mais rapidamente possível esta situação ultrapassada".

Declarações de Isabel Ferreira à margem do Conselho Raiano: Cidadania e Cooperação Transfronteiriça, que aconteceu em Bragança, tendo sido organizado pela RIONOR. O presidente da associação, Francisco Alves, assume que os espanhóis não estão tão envolvidos na cooperação transfronteiriça. "A RIONOR realizou reuniões com políticos, na Puebla de Sanabria, em 2021, e um conselho raiano, em La Bañeza, em Junho deste ano. Não vimos compromisso dos políticos de Castela e Leão com os projectos que já estão financiados por Portugal. Estamos um pouco desiludidos".

O Conselho Raiano: Cidadania e Cooperação Transfronteiriça decorreu, no sábado, em Bragança, no Auditório Paulo Quintela.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário