Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Balbina Mendes acaba de inaugurar “A Segunda Pele” em Vinhais

 Acaba de chegar a Vinhais a exposição “A Segunda Pele”, da autoria de Balbina Mendes


Depois de ter passado por Mogadouro e por Miranda do Douro, de onde a artista é natural, a mostra chega agora ao Centro Cultural Solar dos Condes.

Esta é uma série de pinturas, que retratam o fascínio que a artista tem pela máscara, que pode proteger-nos mas também ocultar-nos.

Balbina Mendes garante que quem já viu a exposição noutros locais pode voltar a vê-la em Vinhais porque vai sendo constantemente renovada. “Pinto diariamente. Para mim a pintura é vital, faz parte da minha vida. A pintura é algo absorvente. Como pinto regularmente, à medida que algumas peças vão saindo, porque vão sendo adquiridas, vou repondo com novas peças. Portanto, a exposição nunca é igual. Quem a viu noutros locais vai gostar de a ver de novo”.

A artista admite que gostava de ver a exposição passar por todo o distrito, já que também se relaciona com os rituais de Inverno que fazem parte de muitos pontos do nosso território. “Tem a ver com a máscara. A máscara humana. A máscara que nos oculta, que nos defende, que nos protege. À medida que esta série de pinturas foi crescendo foi sendo contaminada por textos e poemas, de vários autores, alguns transmontanos, que têm a ver com essa dualidade da condição humana, o que somos, não deixamos ver, o que ocultamos, até de nós mesmos, sendo que não perdeu a génese dos rituais de Inverno com máscara”.

A exposição pode ser vista, em Vinhais, até ao final do mês de Fevereiro. “Estou em casa. Vinhais já recebeu outras exposições minhas e sempre correram bem. Convido os transmontanos a virem a Vinhais verem a exposição”.

Depois de Vinhais, a exposição segue para Mirandela.

Além de já ter estado exposta em Miranda, Mogadouro e agora Vinhais, também já passou por Aveiro, Espinho e Braga.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário