Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de março de 2023

AS FABULAS DE ESOPO E DE FEDRO

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Todos conhecemos das seletas escolares, curiosas e curtas histórias, que encerram preciosas lições. São, em regra, fabulas de Esopo e de Fedro. 
"As Duas Panelas" é de Esopo. - Uma de ferro, outra de barro desciam arrastadas pela forte corrente do rio. Então, a de ferro disse para a de barro:
- encosta-te a mim, sendo duas, mais resistiremos.
- Não - respondeu a de barro, - que ao primeiro encontrão, eu, mais frágil, partirei; tu, mais forte, ficarás.
Foi aproveitada pelo Padre Manuel Bernardes, que a recontou com grande beleza, retirando dela bela lição - referente à amizade.
"Moscardo e a Roda", versejada por La Fontaine (A Mosca do Coche) e citada por Bacon, nos "Ensaios”, pretende mostrar a vaidade balofa, de quem é insignificante.
Poderia citar ainda outras, bastantes interessantes. Como: "A Mulher Ambiciosa"; "A Raposa e a Máscara". "A Nogueira"; "A Mulher Ambiciosa" e a dos "Bois e o Carro", entre outras, que costumam andarem espalhadas pelas seletas.
Quem foi Esopo?
É uma figura semilendária. Foi escravo, mas obteve a liberdade. Viveu no século VII ou VI, AC. Era feio, gago e corcunda. Foi morto pelos délficos.
As fábulas foram escritas em grego, com grande secura. No século XIV foram reunidas pelo monge Plamúdios.
Era escravo de Xanto. Conta-se que este mandou-o ao mercado comprar o melhor que houvesse. Esopo trouxe-lhe línguas, afirmando – que nada há melhor, porque difundem: a verdade, a ciência e são a arte da oratória.
Xanto achou graça ao servo-filosofo, e disse-lhe que fosse novamente ao mercado e comprasse o pior que houvesse.
Esopo trouxe-lhe línguas – pois por elas chegam as piores coisas que há: a discórdia, a guerra, a calunia e a blasfémia.
Confunde-se, muitas vezes, as fábulas de Esopo com as de Fedro.
Fedro, também era escravo. Nasceu no ano 30 AC. Viveu em Roma, no século I. Foi libertado por Augusto, que mais tarde lhe reconheceu o valor.
É de Fedro: "O Frango e a Pérola", confundida, quantas vezes, como sendo de Esopo. Creio que D. Francisco Manuel de Melo, a refere, erradamente, como de Esopo.
São, também, de Fedro, entre outras, a: "A Rã e o Boi"; "O Velho Leão Doente"; "As Duas Mulas"; "A Raposa e o Corvo".
Ambas, as de Esopo, como as de Fedro, são bastantes atuais, fazem refletir, e são de grande proveito para a juventude, e não só.

Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário