quarta-feira, 8 de março de 2023

Mulher-Criação

Por: Paula Freire
(colaboradora do Memórias...e outras coisas...)

O Segredo da Criação…
E do barro, sopra a Vida…

Mulher, tu! A força criativa do mundo.

É no primitivo do teu espírito
que encantas com sopro de mistério,
feitiço pleno!
Inocência de sorriso translúcido…

A flor que brota
pelo sopro cadente do caminho.
Fonte a jorrar beleza inesperada, docemente…

Amas o teu corpo
e a tua Alma atrai.
Tens o poder,
deténs os sonhos da intimidade escondida.
Força, impulso! Os meus… os teus…
És tu: a exaltação do desejo nos fecundos recantos
das curvas do teu templo, como âncora.

E então tudo se divide.
É a multiplicação do amor:
o teu ventre exala o aroma da Vida
a força que expulsa,
a flecha que dispara
e… a magia do novo ser:
o teu outro Eu! Tu… Nós…

O corpo de cada um é feito do corpo Dela.

Nascida do silêncio-fonte da terra
começa na Luz
e termina no Homem…

Paula Freire
- Natural de Lourenço Marques, Moçambique, reside atualmente em Vila Nova de Gaia, Portugal.
Com formação académica em Psicologia e especialização em Psicoterapia, dedicou vários anos do seu percurso profissional à formação de adultos, nas áreas do Desenvolvimento Pessoal e do Autoconhecimento, bem como à prática de clínica privada.
Filha de gentes e terras alentejanas por parte materna e com o coração em Trás-os-Montes pelo elo matrimonial, desde muito cedo desenvolveu o gosto pela leitura e pela escrita, onde se descobre nas vivências sugeridas pelos olhares daqueles com quem se cruza nos caminhos da vida, e onde se arrisca a descobrir mistérios escondidos e silenciosas confissões. Um manancial de emoções e sentimentos tão humanos, que lhe foram permitindo colaborar em meios de comunicação da imprensa local com publicações de textos, crónicas e poesias.
O desenho foi sempre outra das suas paixões, sendo autora das imagens de capa de duas obras lançadas pela Editora Imagem e Publicações em 2021: Cultura sem Fronteiras (coletânea de literatura e artes) e Nunca é Tarde (poesia).
Prefaciadora do romance Amor Pecador, de Tchiza (Mar Morto Editora, Angola, 2021) e da obra poética Pedaços de Mim, de Reis Silva (Editora Imagem e Publicações, 2021).
Autora do livro de poesia Lírio: Flor-de-Lis (Editora Imagem e Publicações, 2022).
Em setembro de 2022, a convite da Casa da Beira Alta, realizou, na cidade do Porto, uma exposição de fotografia sob o título: "Um Outono no Feminino: de Amor e de Ser Mulher".
Atualmente, é colaboradora regular do blogue "Memórias... e outras coisas..."-Bragança, da Revista HeliMagazine e da Revista Vicejar (Brasil).
Há alguns anos, descobriu-se no seu amor pela arte da fotografia onde, de forma autodidata, aprecia retratar, em particular, a beleza feminina e a dimensão artística dos elementos da natureza, sendo administradora da página de poesia e fotografia, Flor De Lyz.

Sem comentários:

Enviar um comentário