Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Agrupamento XVIII dos escuteiros arrancou com as comemorações do centenário

 O Agrupamento XVIII de escuteiros, em Bragança, arrancou na terça-feira com as comemorações do centenário do seu nascimento, que se assinalam a 06 de junho de 2024.


“O programa comemorativo divide-se em três grandes áreas temporais e em três grandes áreas temáticas. Nas áreas temporais temos o tempo do homem que sonhou o escutismo em Bragança, o Cón. Albano Falcão (de setembro de 2023 a fevereiro de 2024); temos o tempo do homem que esteve Alerta, que foi o chefe durante 56 anos, o Chefe Hernâni Portugal (de fevereiro a abril de 2024); e temos o tempo do homem da Fé e da Cultura, que personificou o corpo e alma do escutismo nesta terra, o Cón. Belarmino Afonso (de abril a julho de 2024).

Nas áreas temáticas propomos iniciativas para os escuteiros e para os antigos escuteiros (das quais destacamos algumas tertúlias, uma atividade internacional a propósito do nosso patrono, um acampamento para os agrupamentos da região e outros convidados e uma atividade tipicamente de aventura e desafio); propomos iniciativas para a comunidade paroquial (queremos ajudar a organizar o Dia Diocesano da Juventude e queremos apostar ainda mais na entrega da Luz da Paz de Belém); e propomos iniciativas para todos os nossos concidadãos (uma palestra sobre o escutismo, um dia de jogos, um conjunto de marcas no toponímia da cidade e uma vivência do dia de Baden-Powell nas escolas)”, explicou ao Mensageiro José Miguel Salgado, responsável pelo Agrupamento XVIII.

“Mas o ano de 2023/2024 não se resume a este programa, o que só por si já seria bastante. O Agrupamento terá o seu programa habitual anual, que suporta a sua missão principal: ajudar crianças e jovens a crescer, trabalhando para que estes se tornem cidadãos ativos, conscientes, presentes e construtores de um mundo melhor”, destacou ainda.

Ao longo deste século de existência, o Agrupamento XVIII tem estado envolvido em diversas iniciativas na cidade e na região.

“Sendo escutismo católico, o agrupamento sempre esteve envolvido em tudo o que diz respeito à religião católica e, certamente que os momentos em que temos a entrada de um novo bispo, por exemplo, são os momentos em que o agrupamento marca presença e está de uma forma ativa. Foi assim em 1928, quando D. António Bento Martins Jr. veio para a diocese e foi assim com D. José, mais recentemente, e será assim agora com D, Nuno Almeida. Nos últimos anos, sentimos que o agrupamento está muito presente nas iniciativas do Município, de outros clubes, de outras instituições. Temos feito gosto e questão de ajudar no que podemos e mais não fazemos porque a nossa missão é ajudar crianças e jovens a crescer, a encontrarem o seu lugar no mundo, a serem cidadãos ativos e não apenas ajudar outras instituições. Mas esse apoio que damos é algo pelo qual o agrupamento tem primado”, disse.

António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário