Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Barragem da Camba com sistema pioneiro de telegestão de rega

 A Barragem da Camba, no concelho de Alfândega da Fé, tem agora um sistema pioneiro na região de telegestão do regadio


Entre 2018 e 2021 a albufeira sofreu obras de requalificação para se tornar mais resistente em períodos de seca. Mas agora foi instalado um sistema que permite a cada agricultor controlar a rega à distância, adiantou Luís Jerónimo, da Junta de Agricultura da Camba. “O Nordeste Transmontano tem um sistema pioneiro porque o sistema de telegestão é individualizado por agricultor. No caso de ser necessário abrir e fechar os hidrantes podem-nos fazer à distância e podem fazer programação. Ou seja, se tiverem tudo preparado podem fazer programar, regar dois dias por semana, regra quando quiserem, regar de noite, de dia. E, além disso, ter sempre acesso ao consumo”.

O regadio da Camba abrange cerca de 130 agricultores das aldeias de Agrobom, Saldonha e Valpereiro, num total de 320 hectares. Mas uma vez que não há falta de água, cedem-na também aos regantes precários, beneficiando assim aos 600 hectares. Com este serviço de telegestão, também os desperdícios vão ser menores. “Não há desperdício porque além de o preço não ser elevado, todos os agricultores pagam a água que consomem. é muito rentabilizado porque os agricultores, a qualquer momento, em caso de esquecimento, podem fazer o fecho em qualquer local”.

A melhoria da Barragem da Camba e do sistema regadio, no concelho de Alfândega da Fé, custou seis milhões e meio de euros, financiados por fundos comunitários, incluindo o sistema de telegestão, que custou 300 mil euros e que está já a funcionar.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário