Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de junho de 2023

𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝘃𝗮𝗶 𝘁𝗲𝗿 𝗮 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗼𝗯𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗮𝗿𝘁𝗲 𝘂𝗿𝗯𝗮𝗻𝗮 𝗱𝗼 𝗽𝗮𝗶́𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝘇𝗶𝗱𝗮 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲́𝘀 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝘁𝗲𝗹𝗶𝗴𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗮𝗿𝘁𝗶𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹

 O Município de Bragança apresenta uma nova abordagem ao SM’ARTE – VI Festival de Street Art 2023, que decorre de 15 a 18 de junho, na cidade e na Vila de Izeda. Depois de cinco edições e mais de 50 intervenções, Bragança dá um passo em frente e apresenta a primeira obra de arte nacional gerada através de inteligência artificial.


O SM’ARTE – VI Festival de Street Art regressa às ruas de Bragança com uma intervenção inédita: pela primeira vez vai ser produzida uma obra de arte nacional, em pintura mural, cuja imagem será gerada através de inteligência artificial e reproduzida pelo “Projeto Ruído”. Os contributos para criar a obra foram reunidos junto de alunos de diferentes níveis de escolaridade do Concelho que responderam ao desafio “Como Será Bragança no Futuro?”. A obra conta com a participação da nova geração, que através da partilha de ideias, sonhos e ambições idealizam Bragança no futuro. As respostas mais criativas vão ser interpretadas através de inteligência artificial e as imagens geradas por computador.


Hernâni Dias, presidente do Município de Bragança destaca: “a realização do festival de arte urbana teve sempre o intuito de promover Bragança, envolver a comunidade, reabilitar espaços e criar uma imagem mais criativa. Este ano não é exceção. Envolvemos a comunidade mais jovem, apelamos à sua criatividade e o resultado final será, também uma inovação que pretende gerar novas dinâmicas turísticas”.

O SM’ARTE – VI Festival de Street Art realiza-se no centro da cidade de Bragança e pela primeira vez na Vila de Izeda. Participam nesta edição artistas do Projeto Ruído (Draw e Contra),Virus, Third Rua, Duarte Saraiva, Lucky Hell, Trip Dtos e os alunos da Escola Profissional Prática e Universal (EPPU). A par das intervenções de arte urbana, a edição do SM’ARTE 2023, conta ainda com diferentes artes de rua como estátuas-vivas e ainda um mercado de rua.

Estátuas-vivas

Durante o SM’ARTE vai ser possível observar o trabalho de estátuas-vivas no centro histórico na próxima sexta-feira, dia 16 de junho, das 18 às 20 horas e das 21h30 às 22h30; no sábado, dia 17 de Junho, nos intervalos das 10 às 12 horas, das 17 até às 19 horas e das 21 às 22 horas.

Mercado de Rua

A terceira edição do “Mercado de Rua” terá lugar na parte inferior do Jardim Dr. António José de Almeida, nos dias 17 e 18 de junho de 2023, entre as 10 e as 19 horas. O “Mercado de Rua” é um espaço para venda, compra e troca de artigos em segunda mão, nomeadamente artesanato, vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, livros, discos, DVD´s e CD’s.

Sem comentários:

Enviar um comentário