Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Bombeiros de Bragança querem mota para socorrer mais rapidamente população

 Os bombeiros de Bragança vão ter uma mota que permite o socorro mais rápido à população e assim salvar vidas


A intenção foi avançada no aniversário da corporação, este domingo. O comandante, Carlos Martins, explicou que com esta mota vão conseguir chegar a locais de difícil acesso e assim socorrer casos mais urgentes.

“É uma mota com três malas e dentro dessas malas há-de ter um desfibrilhador automático externo e todo o material de abordagem à vítima, nomeadamente da via aérea, trauma, penso, mas essencialmente para socorrer em emergências médicas que carecem mais urgência, AVC’s, enfartes, desobstruções da via aérea, tudo aquilo que seja mais urgente”, disse.   

A mota vai servir ainda de complemento às ambulâncias.

A corporação de Bombeiros de Bragança conta com 111 operacionais, 56 profissionais. Neste aniversário, foram promovidos 11 voluntários que fizeram a recruta no último ano. Ainda assim, Carlos Martins reconhece que não são suficientes.

“O que mais me preocupa é sem dúvida a falta de gente nos bombeiros. Houve uma altura em que os bombeiros pareciam que estavam fechados à comunidade, hoje não. Temos feito iniciativas para abrir as portas, temos feito várias acções de sensibilização para as pessoas virem para os bombeiros, mas no fundo parece-me que já não é atractivo”, referiu.

Os bombeiros esperam ainda este ano reforçar a frota, com uma ambulância de maca, uma de transporte de doentes e um veículo de comando. Estão a fazer os possíveis para adquirir um veículo de combate a incêndios urbanos. De acordo com o presidente da associação humanitária, José Fernandes, uma parte do carro já está pago e esperam tê-lo no próximo ano.

“É um carro muito caro, custa á volta de 300 mil euros. Já o comprámos, já o começámos a pagar e só ainda não o temos porque não há no mercado. É um carro que demora muito tempo a construir. Estamos a cumprir religiosamente todo o plano e orçamento que previmos”, avançou.

Este domingo, Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança comemorou 133 anos. A corporação é composta por 111 elementos. Tem duas equipas de intervenção permanente e em breve terá uma terceira, segundo avançou o vice-presidente da Câmara de Bragança, nas comemorações. Estas equipas são suportadas, metade pelos municípios e a outra metade pela Protecção Civil.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário