Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Comprar imóveis para arrendar é um investimento “seguro” que continua a seduzir

 Comprar imóveis para colocar no mercado de arrendamento é uma opção de investimento segura para muitas pessoas que não querem ter o dinheiro parado nos bancos


Em Bragança há cada vez mais gente a procurar imóveis para arrendar. O Instituto Politécnico veio ajudar a criar um mercado muito interessante para quem decide investir em comprar para lucrar.

Leonardo Pires é brasileiro mas tem raízes em Bragança, onde reside, desde 2016. Neste momento, gere o arrendamento de cinco apartamentos na cidade: um é dele, outros dois são de dois irmãos e os outros dois eram do pai e agora pertencem aos três. O investimento, tanto por parte do pai, como, depois, dele e dos irmãos, surgiu para não ter o dinheiro estagnado e este é um investimento seguro. “Eu sempre aprendi com o meu pai que os imóveis são um investimento seguro. Pode não ser o que dá mais rendimento mas é seguro”.

Leonardo Pires diz que em Bragança, hoje em dia, há muita procura e, por isso, as rendas tiveram de ser actualizadas e ganha-se mais com este investimento, que é sempre lucrativo. “O grande investimento é conseguir comprar o imóvel por um preço bom, abaixo do mercado, porque, depois, eles valorizam e ganha-se nessa valorização”.

Leonardo Pires trabalhava no ramo da restauração, no Brasil, e por cá também arriscou nesse mesmo negócio, que é mais lucrativo que o do arrendamento, mas não tão seguro. “É um lucro diferente porque os imóveis, praticamente, não dão trabalho nenhum. Basta arrendar e fazer obras, quando necessário. Na restauração ganha-se mais, mas também se trabalha muito”.

Luís Lourenço, especialista em finanças pessoais, não tem dúvidas de que este, é, de facto, “um investimento que tem vantagens”. “É um investimento seguro porque o imóvel não corre o risco de desaparecer nem há “problemas como pode haver no mercado de capitais, em acções, em que o risco é maior. Por outro lado, sendo um investimento mais seguro, também não se pode esperar que a rentabilidade seja tão elevada mas pode esperar-se uma rentabilidade anual na casa dos 5 ou 6% brutos”.

Para o especialista, o investimento no imobiliário continua a fazer sentido e será cada vez mais atractivo. “A habitação tende a ser cada vez mais procurada e isso leva a que os preços aumentem, não só os de venda mas também de arrendamento. Haverá menos pessoas, infelizmente, com capacidade para comprar, mas faz com que haja cada vez mais pessoas com necessidade de arrendar. Tudo isto somado, é um bom investimento”.

Portugal é um dos países da Europa onde mais as pessoas optam por comprar o seu próprio imóvel para residir, contrariando um pouco a tendência dos outros países, onde, habitualmente, há mais gente a arrendar. Luís Lourenço não acredita que em Portugal as coisas se alterem, apesar de haver muita gente a comprar imóveis para arrendar.

Em Bragança, a procura por quartos, sobretudo no começo dos anos lectivos, disparou nos últimos anos, o que fez aumentar as rendas e, por isso, há muita gente que vê neste mercado um bom negócio.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário