Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

A opinião dos emigrantes que visitam Portugal e as suas origens e o impacto na economia local, em Macedo de Cavaleiros

 Está quase o mês de agosto a terminar. Falar neste mês é dar destaque às férias, praia, campo, reencontro com família e amigos e claro as festas e romarias populares que animam as aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros.


Aproveito as festas das aldeias e acabo por desfrutar muito, acabo por ir à barragem, às piscinas e aos restaurantes da cidade, e acabo sempre por me divertir. É sempre bom voltar a Portugal, é o nosso país, as nossas origens e não há melhor do que o nosso país, contou Miriam, emigrante em França.

Volto sempre a Portugal. As minhas férias acabam no final da semana. As férias correram bem, impecáveis, em Portugal correm sempre bem. E este verão já fui a muitas festas, destacou André Sá.

Acho muito importante e espero que nunca acabem, porque se nota que as pessoas aderem cada vez menos a este tipo de festas, mas eu acho que devem continuar, disse Lisete da Silva.

Com as férias a terminar, há que fazer as malas, o que os deixa com a lágrima no canto do olho:

É porque deixo cá o meu avó e as minhas tias e vou sentir saudades durante o ano. Eu volto, mas nunca se sabe o que pode acontecer, acrescentou Miriam.

As férias correram bem, mas temos que regressar à França, disse Lisete da Silva.

E sempre uma pena deixar Portugal. Cada vez que puder venho cá, contou André Sá.

A cantora popular Joana fez muitos espetáculos em Trás-os-Montes, o que a deixa muito satisfeita:

E quase a minha segunda casa. Todos os anos, eu como artista, faço muito esta de Trás-os-Montes. É uma zona onde eu sou muito acarinhada, e por isso tenho imenso trabalho. E já é habitual.

Já a restauração em Macedo de Cavaleiros, não podia estar mais satisfeita. Este ano, as vendas superaram, os anos anteriores, como referem os empresários:

Muito melhor. Tanto servimos portugueses e estrangeiros, em igual número. Em relação ao ano passado, melhorou muito, mas contamos sempre com algumas pessoas. Este ano, melhorou um bocadinho, realçou Paulo Ribeiro, do “Cantinho do Alexandre”.

Um balanço muito positivo, estávamos com algum receio que este ano, não corresse tão bem, não viriam tantos os nossos emigrantes, por causa dos Jogos Olímpicos, e que iria ter alguma influência, mas na verdade, não se notou nada, acho que este ano veio mais gente. A nível de restauração tivemos mais gente. Na parte do hotel, tivemos lotação esgotada praticamente o mês todo, destacou Marisa Alendouro.

Foi muito superior este ano, houve mais adesão da parte dos emigrantes, e de público nacional. Osso destacar que dos últimos 5 anos, é o mais positivo. Notei muita gente do litoral, nomeadamente, Lisboa, Algarve, Alentejo, Minho e Porto. Não tenho a contabilização de quantas refeições servimos, mas foram muitas, muitas. Destes últimos 5 anos, foi o record, de fazer 15 a 16 horas, sem ter tempo para almoçar, disse Francisco Mazeda do Restaurante Mazeda.

O tempo que se fez sentir, e as altas temperaturas ajudaram a restauração local. Também se verificou a presença de turistas nacionais do litoral a procurar Trás-os-Montes para uns dias de descanso.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário