São bastantes reclamações que se fazem sentir e este foi um dos assuntos abordados também na última reunião do executivo de Macedo de Cavaleiros. O presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues caracteriza o estado da estrada e refere que os utilizadores são quem mais sofre com este estado:
Esta estrada está em estado de degradação contínua, embora haja reparações pontuais da Infra-estruturas. O que é certo que é continuamos a ter muitos utilizadores e uma estrada secundária bastante utilizada. Se calhar até a das mais utilizadas em Trás-os-Montes, em que temos reclamações constantes, sejam do planalto mirandês. Ou seja, pessoas de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta que usam esta estrada, não só para o acesso à capital de distrito. Mas não só os próprios utentes que são transportados pelo INEM, eles sofrem mais do que ninguém essa degradação.
A gestão desta estrada está a cargo da Infra-estruturas de Portugal.
O autarca local aproveita este assunto para realizar uma crítica, quem decide está sentado em Lisboa:
Por isso é que nós consideramos importante a passagem de gestão dessas estradas a quem está no terreno.E quando faço a crítica quem decide está sentado numa cadeira em Lisboa, é verdade, não conhece o território, nem a geografia de Portugal. Posso dizer isso, mas sem medo nenhum. Portanto assumo, o que digo. Há situações que por vezes são ridículas. Há muitas mais, por exemplo, de falta de segurança, nomeadamente, a rotunda de acesso à Zona Industrial, que é da propriedade da Infra-estruturas de Portugal, não tem iluminação e nos queremos iluminar aquela rotunda e não pudemos. Isto é ridículo e devia fazer ser notícia de um jornal nacional.
Também a autarquia de Mogadouro, em 2017, no âmbito de uma Assembleia Municipal de Mogadouro, aprovou por unanimidade uma moção para exigir à Infra-estruturas de Portugal que faça obras de requalificação e repavimentação naquela ligação.
Relembre-se que no âmbito da construção da barragem do Baixo Sabor, foram construidas duas novas pontes estes concelhos, submergindo a antiga ponte de Remondes. Uma destas pontes de ligação à nacional tem 8 quilómetros apresenta piso degradado, com pouca sinalização, sendo também bastante sinuosa.
Contactamos a Infra-estruturas de Portugal para perceber se existem projetos neste sentido, da qual aguardamos resposta.
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