Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Macedo de Cavaleiros pede requalificação da EN 217 urgente

 A Estrada Nacional 217 apresenta alguns condicionamentos ao nível do piso, nomeadamente, na zona mais crítica entre Lagoa, aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, e a ponte que liga ao concelho de Mogadouro, que vulgarmente se intitula Ponte Remondes. As bermas não se encontram limpas e colocam em causa a segurança dos utilizadores.


São bastantes reclamações que se fazem sentir e este foi um dos assuntos abordados também na última reunião do executivo de Macedo de Cavaleiros. O presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues caracteriza o estado da estrada e refere que os utilizadores são quem mais sofre com este estado:

Esta estrada está em estado de degradação contínua, embora haja reparações pontuais da Infra-estruturas. O que é certo que é continuamos a ter muitos utilizadores e uma estrada secundária bastante utilizada. Se calhar até a das mais utilizadas em Trás-os-Montes, em que temos reclamações constantes, sejam do planalto mirandês. Ou seja, pessoas de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta que usam esta estrada, não só para o acesso à capital de distrito. Mas não só os próprios utentes que são transportados pelo INEM, eles sofrem mais do que ninguém essa degradação.

A gestão desta estrada está a cargo da Infra-estruturas de Portugal.

O autarca local aproveita este assunto para realizar uma crítica, quem decide está sentado em Lisboa:

Por isso é que nós consideramos importante a passagem de gestão dessas estradas a quem está no terreno.E quando faço a crítica quem decide está sentado numa cadeira em Lisboa, é verdade, não conhece o território, nem a geografia de Portugal. Posso dizer isso, mas sem medo nenhum. Portanto assumo, o que digo. Há situações que por vezes são ridículas. Há muitas mais, por exemplo, de falta de segurança, nomeadamente, a rotunda de acesso à Zona Industrial, que é da propriedade da Infra-estruturas de Portugal, não tem iluminação e nos queremos iluminar aquela rotunda e não pudemos. Isto é ridículo e devia fazer ser notícia de um jornal nacional.

Também a autarquia de Mogadouro, em 2017, no âmbito de uma Assembleia Municipal de Mogadouro, aprovou por unanimidade uma moção para exigir à Infra-estruturas de Portugal que faça obras de requalificação e repavimentação naquela ligação.

Relembre-se que no âmbito da construção da barragem do Baixo Sabor, foram construidas duas novas pontes estes concelhos, submergindo a antiga ponte de Remondes. Uma destas pontes de ligação à nacional tem 8 quilómetros apresenta piso degradado, com pouca sinalização, sendo também bastante sinuosa.

Contactamos a Infra-estruturas de Portugal para perceber se existem projetos neste sentido, da qual aguardamos resposta.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário