Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Música tradicional misturada com roupagens contemporâneas invade Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros

 A Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros, recebe hoje e amanhã, a XX edição do Festival Internacional de Música Tradicional, que este ano aposta num cartaz com dois nomes provenientes de Macedo de Cavaleiros, o grupo Batucada e Ambria Ardena, mas não só. A animação de rua está garantida pelas ruas do centro da cidade de Macedo de Cavaleiros, com tantos outros nomes, que fazem parte do espetro musical tradicional, como conta Benjamim Rodrigues, o presidente da câmara municipal:


Além das Ambria Ardena e dos Batucada, jovens talentos da nossa terra, estão envolvidos também outros grupos locais, como o Rancho do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, Pauliteiros de Salselas, Bombos de Ala e Abelhudos. Portanto, são todos grupos de percussão muito bons, e não só e que têm um cariz popular muito incrementado, com muito atratividade para a população em geral.

As expetativas são as melhores:

É sempre muito difícil avaliar o número de pessoas que vêm para assistir, habitualmente, o anfiteatro da Praça das Eiras fica bem preenchido. A expetativa é a melhor, é sempre de muita gente.

Hoje, sobem ao palco, Balklavalhau e Batucada. Amanhã é a vez de Crua e Ambria Ardena.

O grupo Balklavalhau nasceu 2021 no Porto, e é constituído por 5 elementos e promete fazer uma viagem sonora pelas tradições da Europa de Leste, com mistura de música latina, árabe e eslava.

Batucada é composto por dois macedenses, Bruno e António, misturam a música tradicional da gaita de foles, com a eletrónica.

O grupo surgiu agora para preservar as tradições mas com inovação. O publica vai ficar a conhecer o single “Filho do Vinho”.

Crua é um grupo do Porto, é a banda de Ana Costa, Ana Trabulo, Diana Ferreira Martins, Isabel Martinez, Liliana Abreu e Rita Só, que juntaram depois da pandemia. Este grupo explora a música tradicional, através de uma “viagem pessoal pela raiz ibérica, oferecida a quem vê e ouve como uma conversa de amigas em horas soltas”. “Canção da vindima”, “Mãe dos trabalhos” e “barciademera” são três dos temas que cantam.

Ambria Ardena é um grupo de Macedo de Cavaleiros, de 5 mulheres, Carla Germano Lopes, Julieta Carneiro, Lisa Eugénio, Marta Serapicos e Sofia Alves de Sousa. O grupo teve início em finais de 2022. A génese das Ambria Ardena tem como objetivo preservar o dialeto transmontano, com referências claras, à cultura dos Caretos, ao fantasmagórico dos antepassados transmontanos com a ligação às bruxas, e a evocação das músicas da avó Engrácia, com temas como “O tu que tens ó D. Fernando”, “Prima” e a famosa “Rosinha” que costuma ser o ponto máximo de cada concerto.

A animação de rua está a cargo do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, Pauliteiros de Salselas, Bombos de Ala e Abelhudos. A organização do festival está a cargo do Município de Macedo de Cavaleiros. Os espetáculos têm às 21h00 com a animação de rua até à Praça das Eiras.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário