Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 24 de agosto de 2024

Família Major com mais de uma centena de elementos faz convívio de dois em dois anos no Planalto Mirandês

 Há famílias numerosas. Mas a família Major, ultrapassa as cerca de duas centenas de pessoas ainda vivas, que de dois, em dois anos, se juntam para celebrar a vida no Planalto Mirandês e estão repartidas pelos concelhos de Miranda do Douro e Vimioso, resto do país e mais além, numa iniciativa cultural e gastronómicas que remonta a 1991.


Este encontro faz parte da tradição familiar e fica guardada na memória coletiva e de cada uma , pois são vários os graus de parentesco.

Tudo começou numa noite de Natal, após encontros e desencontros e desta vez até parece uma comissão de festas e atualmente é já uma tradição.

“Para que permaneça o espírito de entreajuda que existe na família ” dizem os familiares.

Este trigésimo terceiro de descendentes de um casal que tiveram oito filhos, sete “lindas” raparigas e um rapaz. Já nenhum dos irmãos esta vivo, mas são nos 22, primos direitos, que mantêm a tradição de unir e fazer este reencontro convívio.

Os membros desta família estão espalhados a partir de aldeias do concelho de Vimioso, na aldeia Caçarelhos e de São Martinho de Angueira, Cicouro e Genisio, entre outras, no concelho de Miranda do Douro e a banda pelo resto do país e mundo.

De dois anos em dois anos a família junta -se, contudo a pandemia covid -19 acabou por obrigar a um a um interregno. Agora, passados seis anos, não só pelo isolamento pandémico mas também pelo falecimento de alguns familiares, este ano o reencontro voltou a acontecer com mais de 124 membros de várias gerações desta família que vai já na sexta.

Desta vez houve uma missa no santuário da Senhora do Naso e um almoço convívio na antiga Pousada de Santa Catarina, em Miranda do Douro, que serviu para colocar a conversa em dia e “ matar” as saudades entre as diversas gerações. Para as gerações mais novas é um encontro de felicidade e assim reencontrar a família de várias gerações, que vai dos meses de idade até aos 85 anos.

“Isto é um verdadeiro espírito familiar, sendo um da marca-te”, disse Anabela Torrão, um dos membros desta numerosa família, com cerca de 200 descendentes que cuja raiz remonta aos finais do século XVIII.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário