Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Burro de Miranda pode ajudar no controlo de incêndios rurais

 O Burro de Miranda pode ser importante no controlo dos fogos em áreas urbanas


O Instituto Politécnico de Bragança vai investigar como o pastoreio dos burros de Miranda e Zamorano Leonês, de Espanha, pode ajudar a diminuir os incêndios. A investigadora Maria Villa explica que o estudo será feito em terrenos da região e da vizinha Espanha para perceber como os animais podem ser úteis neste sentido:

“Quantos animais, durante quanto tempo se devem colocar, realizar o controlo da vegetação, que impactos isto poderá ter na biodiversidade. Então nós vamos monitorizar o efeito que os animais têm nestes parâmetros”, explicou.

O objectivo é valorizar e preservar estas duas raças de burro, com a criação de uma rede de produtores portugueses e espanhóis, através da Zasnet- Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial:

“Temos também de melhorar e valorizar estas duas raças autóctones e para contribuir ainda mais para esta valorização, vamos também constituir uma rede transfronteiriça de agentes interessados na conservação destas duas raças autóctones de burros. As primeiras actividades que temos previstas é identificar todos os agentes que já estão a trabalhar com burros para constituir a rede”, frisou.

A investigação tem início em Setembro e vai decorrer ao longo de dois anos. Vai custar 250 mil euros, com financiamento da Fundação La Caixa.

O projecto é coordenado pelo politécnico de Bragança e envolve vários parceiros, entre eles o Colab More, Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, de Miranda do Douro, e a Associação Nacional de Criadores da Raça Asnal, de Espanha.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário