Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Venda de cebola de São Pedro de Sarracenos provocou filas na aldeia

 A cebola de São Pedro de Sarracenos atraiu pessoas à feira, que se realiza anualmente na aldeia do concelho de Bragança, para promover o legume


Este domingo, houve até filas para comprar a famosa cebola.

Para alguns foi a primeira vez, para outros é um hábito. A qualidade é a grande razão da compra.

“Vivo aqui. Tenho um quintal, mas não pusemos cebolas e eu gosto muito destas cebolas, além de serem pequenas, são muito saborosas. Não se encontram no supermercado, nem pensar. É diferente o sabor. Até se comem só com um bocadinho de sal e azeite”, disse Filomena Nascimento.

O emigrante Amândio Anes também foi à feira comprar cebolas para levar para França. “São muito boas, todos os anos venho cá buscar para levar para o estrangeiro”, contou.

Já Daniela Gonçalves foi a primeira vez que comprou as cebolas de São Pedro de Sarracenos. “Foi a primeira vez. Costumam falar bem delas, dizem que são muito boas e, por isso, vim cá comprar”, disse.

Manuel Malhão foi um dos produtores a marcar presença no certame. Este ano, levou apenas 700 quilos de cebola para vender, porque não teve tanta disponibilidade para se dedicar à agricultura. Não esperava que a procura fosse tanta, mesmo com o aumento do preço. “Juntou muita gente e tínhamos pouco produto, não contávamos com tanta gente. Não é habitual, este ano foi uma excepção, houve muita gente”, disse.

Outro dos produtores da aldeia é Fábio Pires. Este ano, as condições meteorológicas não ajudaram no tamanho da cebola. Ainda assim, a qualidade manteve-se e rapidamente vendeu a tonelada e meia que levou para a feira. “Tenho menos um bocadinho que o ano passado. A cebola ficou um bocadinho mais pequena, não cresceu tanto. Acho que teve a ver com o tempo, no mês de Maio esteve tempo frio e chuvoso. Mas a qualidade é boa, como sempre”, frisou.

A Feira das Cebolas de São Pedro de Sarracenos vai já na vigésima segunda edição. Um evento que traz dinâmica à aldeia, salientou o presidente da junta de freguesia, Humberto Santos. “Vem muita gente que, se calhar, é a única vez no ano que vem a esta freguesia. Temos um almoço comunitário, ninguém paga nada e isso é importante, dá movimento à aldeia”.   

Além da venda de cebolas, o certame contou ainda com venda de produtos locais, como batata, azeite, pão cozido em forno de lenha e artesanato.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Foto: CMB

Sem comentários:

Enviar um comentário