Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Reciclagem na região aumenta 7% nos primeiros seis meses do ano

 Segundo dados da Resíduos do Nordeste, empresa intermunicipal responsável pela recolha e tratamento de lixo, nos primeiros seis meses deste ano, a recolha selectiva aumentou quase 7%, comparativamente ao mesmo período do ano passado


Foram recolhidas mais de duas mil toneladas de material reciclado.

Para o presidente da Resíduos do Nordeste, João Gonçalves, as pessoas estão cada vez mais consciencializadas para a importância de separar os materiais. “Cada vez mais há junto do cidadão esta nova abordagem aos problemas ambientais e começam a interiorizar que temos de contribuir, já que também todos contribuímos para o aumento de produção de resíduos”, disse.

No que toca à reciclagem de papel, verificou-se um aumento de 11,4%, do plástico foi de 5,4% e do vidro não chegou ao 1%. João Gonçalves considera que estes números também são o resultado de um trabalho que a Resíduos do Nordeste tem vindo a fazer na região, nomeadamente “no aumento de ecopontos, de ecocentros e também um investimento muito grande num novo centro de triagem multimaterial”.

O objectivo é atingir as metas ambientais definidas pela União Europeia. Uma meta ainda longe de alcançar, mas já começam a ser dados alguns passos também na redução do lixo colocado em aterro. “Estamos a diminuir, mas ainda estamos muito longe dos objectivos a que nos propomos”, acrescentou.

Por outro lado, também se verificou um aumento de 7% na recolha de lixo indiferenciado. Segundo a Resíduos do Nordeste, é resultado do “crescimento da economia portuguesa”.

A empresa intermunicipal é responsável pela recolha e tratamento de lixo em todos os concelhos do distrito de Bragança e ainda do concelho de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário